02 junho 2019

Vida Organizada | #1 Como começar?

  Hoje em dia é perfeitamente normal não termos tempo para nada, e quando aparece alguém que consegue ser organizado a 100% nós olhamos para essa pessoa de lado e perguntamos onde largou a nave. Porque a vida profissional é muito exigente, porque existe um segundo trabalho quando entramos pela porta de casa e porque também queremos (e devemos!!) ter tempo de lazer para nós. Esse tempo de lazer pode ser com actividades e hobbies ou até o tempo que dedicamos a nós mesmos para equilíbrio de corpo e mente, nem que seja uma maratona de séries com um balde de pipocas na mão.

 Com o crescimento exponencial das redes sociais e do aparecimento de influencers que nos fazem acreditar que há vidas perfeitas (não há, ok?) perguntamos como é possível sermos bons, ter uma casa sempre imaculada, ter tempo para levar os miúdos ao parque, ir dar uma corrida ao final do dia e ainda poder deliciarmo-nos de uma refeição altamente instagramável. Esse é o trabalho deles, dos influencers, e também têm que o fazer bem feito. Não podem mostrar os miúdos com ranhoca no nariz e o babygrow medalhado de nódoas de sopa ou então um prato fancy numa toalha russa de tanta lavagem ou o WC com o cesto da roupa a 1 cm de chegar ao tecto.

 Não faço coaching de gestão de tempo e organização pessoal mas sempre tive muitas actividades com as quais me entreter e fui tirando importantes lições ao longo do tempo. Errei e aprendi, vi o que dava certo e o que me facilitava a vida. No entanto, cada pessoa tem estilos de vida diferentes e ritmos diferentes, por isso devem adaptar a vocês. São apenas umas luzes para vos motivar a organizarem melhor a vossa vida.

 Não tem mal admitirmos que somos desorganizados, que podíamos ser mais metódicos e que temos uma casa que um dia parece saída da revista Casa Cláudia (ainda existe?) e outros dias está tudo de pernas para o ar e temos vontade de fugir. Existem dias em que conseguimos ser craques no trabalho e cumprir todas as metas e outros dias chegamos ao final do dia e sentimos que fomos altamente improdutivos e até ficamos com pena do patrão.

 O que queremos? Uma vida mais organizada!
 Quando queremos? Já era para ontem!
 Como o fazemos? É isso que vamos ver.





Assumir fraquezas e estabelecer metas

 Se assumirmos que temos determinada falha em certo aspecto já estamos a fazer progressos, é a partir daí que vamos traçar o nosso plano para mudar! Outro aspecto importante é que temos que estar nisto a valer, com convicção, com determinação e, sobretudo, motivação. Vai haver alguém que nos diz "isso não dura nem uma semana!" mas tomem isso como um desafio e não se deixem convencer disso.
 A melhor forma de atingir objectivos é definir metas. Definam essas metas diariamente, semanalmente ou mensalmente. Eu funciono melhor com metas diárias e tento cumpri-las ao máximo.

Planear, planear, planear

 A chave para uma vida organizada é planear! Escolham se querem um planner digital ou em papel, depende do vosso gosto. Eu prefiro a agenda tradicional e planear os meus dias, o meu marido dá-me cabo do juízo porque ainda prefiro o papel. Sorry not sorry.
 No trabalho tenho uma agenda para o trabalho e depois tenho uma agenda pessoal onde anoto todos os compromissos e ainda as marcações de maquilhagem (o meu segundo trabalho). Porque tenho as duas coisas juntas? É complicado andar com duas agendas atrás e assim evito marcar coisas sobrepostas. Se não quiserem ter uma agenda utilizem um planner semanal, digital ou em papel, para organizarem a vossa semana e coloquem os acontecimentos mais importantes.


Como conseguir conciliar tudo?

 Temos que estabelecer prioridades e consoante essas prioridades saber a percentagem de tempo que podemos dedicar a cada parte da nossa vida. O blog é um hobbie para mim e por vezes estou mais desaparecida porque estabeleci que o tempo que tinha destinado ao blog era imprescindível para organizar outras partes da minha vida. Outro aspecto importante: o trabalho em equipa. Tanto no trabalho como em casa, pedir ajuda de forma a facilitar a vida de todos não tem mal. O apoio familiar é a pedra basilar para conseguirmos equilibrar a vida profissional com a vida familiar e se tivermos ajuda e ajudarmos tudo é possível.


Acrescentar valor ao tempo 

 Tempo é tempo, tempo é dinheiro. Isto quer dizer que o tempo vale muito e que somos nós que lhe acrescentamos valor e o fazemos render. Neste ponto posso dar-vos uma dica espetacular: as manhãs valem ouro. Por norma, se não acordarmos em modo besta todo o santo dia, as manhãs rendem mais porque é quando temos mais energia e estamos mais dispostos a concentrarmo-nos nas tarefas.
 Esta dica vale na vida profissional e na vida pessoal e doméstica. "Ah então trabalho de manhã e olho para o relógio à tarde?". Não! Simplesmente agendo as tarefas mais chatas para a parte da manhã porque é quando estou mais motivada.


Ter um fio condutor

 Se estou no trabalho e começo a fazer a tarefa A e depois fico aborrecida e completo primeiro a B e depois volto à A estou a cometer um erro. Estou a arrumar a sala e vou à cozinha buscar um pano mas vi que a cozinha está pior que a sala e começo a limpar o fogão. Nem a sala nem a cozinha ficam prontas e demoro o dobro do tempo a ficar com a casa arrumada. É importante ter um fio condutor na realização das nossas tarefas, passar para a segunda tarefa apenas quando a primeira está concluída.


Como manter a energia necessária

 Por vezes precisamos de muito jogo de cintura para sermos profissionais, esposas, mães, donas de casa, filhas, tias, etc. É sempre fácil? Não, vai ter dias em que nada parece fazer sentido. Então existem algumas práticas que nos ajudam a ter uma vida organizada e a energia necessária para a conseguir: não reclamar por tudo e por nada (enquanto reclamamos estamos a perder tempo e energia), pensar que o retorno é positivo, esperar pelos resultados na altura certa e contemplar os objectivos alcançados como fonte de motivação!

 Parece difícil? Não é. Quando virem a primeira mudança na vossa organização e na vossa vida tudo o resto será tão mais fácil!
SHARE:

2 comentários

  1. É mesmo assim e sempre com agenda em papel na mão!! E nunca deixar para mais tarde aquilo que pode ser feito já e em dois minutos!

    ResponderEliminar
  2. Nem sei funcionar sem agenda e papel na mão! eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig