01 março 2019

Como manter os pincéis de maquilhagem sempre novos

 Desde que bem tratados os pincéis de maquilhagem podem durar uma vida. É um dos temas que abordo nos meus workshops de auto-maquilhagem: não precisamos de muitos pincéis, precisamos de pincéis bons e de os tratar bem.

 Para prolongar a sua vida é preciso que os tratemos com delicadeza e que lhe apliquemos uma correcta manutenção. Digo com orgulho que os pincéis mais antigos do meu kit de pincéis de maquilhadora têm nada mais nada menos que uns 16/17 anos. Foram os primeiros pincéis de maquilhagem a sério que recebi, são da M.A.C., e duram até hoje sem necessidade de reforma.

 Para quem é profissional também é de extrema importância que os pincéis se apresentem sempre em boas condições de higiene, desinfectados e suaves. É muito importante que estejam fofos e não pareçam picos na cara da cliente.

 E como faço a manutenção dos meus pincéis?

 Vou então enumerar os passos que considero essenciais para que os pincéis se conservem como novos durante muitos e bons anos.



 1. Limpeza profunda

 É essencial que os pincéis sejam lavados com frequência! Em primeiro lugar por uma questão de higiene para com a vossa pele, em segundo lugar porque a maquilhagem acumulada danifica as cerdas do pincel. Para quem se maquilha diariamente eu recomendo uma lavagem profunda pelo menos a cada 15 dias.
 E como lavo os meus pincéis? Tenho uma luva com rugosidades que comprei na Primark e é óptima para retirar a sujidade mais entranhada. É uma solução mais económica mas também encontram produtos semelhantes da Real Techniques e da Sigma, por exemplo.
 Antes lavava os meus pincéis com champô de bebé pela sua suavidade mas sentia que podiam ficar mais bem limpos e macios. Comecei a usar então dois tipos de sabonete: da Douglas ou então da Oleoban (sabonete normal para duche). O primeiro cativou-me pelo cheiro delicioso a limão e o segundo pela suavidade com que deixa os meus pincéis. Tenho sempre os dois em casa, utilizo o que estiver mais à mão naquele dia.


2. Hidratação

 Este passo mudou a forma como os meus pincéis se apresentam. Após a lavagem aplico um pouco de máscara de cabelo, qualquer uma, e deixo actuar durante 15 minutos e depois retiro muito bem com água. E puff! A magia acontece, pincéis sempre macios e fofos, até dá gosto tocar-lhes.


3. Secagem correcta

 Os pincéis devem secar num lugar seco e longe da exposição directa do sol. Lugares como a casa de banho é uma péssima ideia e nada de colocar os pincéis na varanda, ao ar livre ou em exposição directa ao sol. Danifica os cabos e as cerdas e a suavidade vai à vida. É preferível demorarem mais tempo a secar mas ficarem óptimos do que secarem 1 hora ao sol e ficarem a parecer picos de porco-espinho.
 Coloquem os pincéis sobre uma superfície plana, na horizontal.


4. Limpeza intermédia

 É importante que após cada utilização se higienize os pincéis com um spray específico para o efeito. Não é a lavagem perfeita mas vai ajudar a eliminar bactérias entre utilizações.
 Recomendo o spray da Sephora e o da Clinique. A Make Up For Ever também tem um bom mas não posso usar pois faz-me imensa alergia.


5. Desinfecção

 Para ficar totalmente descansada com as minhas ferramentas de trabalho tenho que garantir que estão desinfectados. Quando estão a secar vaporizo-os com álcool a 96%, é a forma mais eficaz.


 São estas as 5 dicas que vos deixo para terem os vossos pincéis como novos durante muito tempo!








SHARE:

4 comentários

  1. Eu adoro usar o sabão de glicerina do Lidl + a luva da Primark. Não sabia que a Clinique tem um spray de limpeza de pincéis. Tenho de experimentar beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe sim e compensa relativamente ao spray da Sephora (tamanho/preço) 😊

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já usei a dica das esponjas agora vou também testar esta!!! O condicionador faz todo o sentido!! Bjinho grande minha querida ❤💋

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig