12 fevereiro 2018

A Anna convida Rute Porto (Be Aromatic)

 Lembram-se de vos ter falado na decoração floral do meu casamento? Se não sabem do que estou a falar podem espreitar o post aqui.

 As flores foram, sem sombra de dúvida, dos detalhes mais importantes do casamento e todos gabaram os arranjos, as aromáticas, tudo!

 E por isso, faz todo o sentido que eu vos apresente a cara por detrás de todo este projecto fantástico, a pessoa que quase dá vida às flores e que torna as ideias dos seus clientes em realidade. De um profissionalismo irrepreensível, de uma sensibilidade maravilhosa e dona de uma criatividade exemplar, apresento-vos a Rute Porto da Be Aromatic.


Créditos: Momentos Criativos Fotografia

Anna Style&Living (ASL) - Para começarmos fale-nos um pouco sobre si, quais as duas características que melhor a definem?

Rute Porto (RP) - Falar de mim própria é sempre difícil mas talvez uma das características seja o facto de gostar de desafios, não tenho medo de começar do zero. Aliás, o começar do zero tem em mim um efeito estimulante e encorajador. A outra característica é gostar de estar sempre bem disposta e relativizar problemas. A vida é muito curta.

ASL - As flores sempre foram uma paixão ou descobriu esse gosto mais tarde?

RP - As flores, a natureza de um modo geral. Sempre vivi no campo, à excepção do período universitário e depois durante um ano onde andei por fora e depois por Lisboa. Trabalhar em grandes cidades fizeram com que a ligação que eu já tinha à natureza se acentuasse. Sei estar em sintonia com a natureza e sei a influência que ela exerce em mim. As flores propriamente ditas, vieram por sucessão de circunstâncias. Nos últimos treze anos estive à frente de duas empresas directamente relacionadas com design gráfico e comunicação, que é a minha formação, sou designer gráfica, mas sempre fui mais do que isso. Quem tem e gere pequenas empresas sabe o que estou a dizer.
 Ter uma micro-empresa de serviços, na província, sujeita-se a grande volatilidade financeira, por isso é sempre necessário trabalhar mais do que uma área de forma a colmatar alguma falha, crise, etc. Foi por isso que decidi começar a trabalhar em casamentos. Chegado o período das férias a empresa parava, Portugal parava, mas as despesas eram as mesmas. Os casamentos, contrariavam e contrariam essa tendência e comecei a focar-me nesse target para colmatar o período de Verão. A verdade é que com a recente crise que todos nós passámos, a empresa manteve-se de pé por causa dos casamentos. Contudo, a crise deixou mazelas e apeteceu-me começar a explorar outra área: a agricultura. Por isso dei início à Be Aromatic com o meu companheiro, onde tenho o privilégio de estar sempre a trabalhar na natureza e com a natureza. Ainda que, a área principal  da BA não sejam as flores mas sim as ervas aromáticas, os casamentos e a prestação do serviço de design floral continua. Para quem é designer gráfica, as flores, as suas texturas e cores são intrumentos de trabalho espetaculares que proporcionam resultados incríveis. 

ASL - Fale-nos um pouco da sua empresa, a Be Aromatic. Que produtos/serviços podemos escolher?

RP - A BA é uma empresa dedicada à produção e comercialização de ervas aromáticas em modo biológico. Para além da venda a granel, que vai todo para fora de Portugal, temos um viveiro especializado só em aromáticas que dá resposta a outros produtores. Temos também a nossa marca,  que dispõe de variados produtos, todos concebidos por nós. A nossa quinta está toda convertida em biológico e temos grande determinação em criar aqui um pequeno paraíso sustentável. Temos um pequeno apiário que é fundamental para quem quer promover o equilíbrio do ecossistema, e de onde extraio algum mel, também para vender. O próximo passo é o azeite. Temos várias oliveiras centenárias de variedade galega lindíssimas. 

ASL - Sei que a rute é uma mulher de detalhes e o seu estilo é diferente das floristas, foi isso que me cativou. Onde gosta mais de marcar a diferença?

RP - Marcar a  diferença, sempre! Não gosto de modas, nunca gostei. Procuro sempre isolar-me das tendências, senão onde está a criatividade? Faço questão de procurar flores e verduras diferentes, nem sempre é fácil porque também há que respeitar o budget. Contudo faço por marcar a diferença usando aromáticas ou flores e outros elementos recolhidos no campo.

ASL - Decorar um casamento não é de todo fácil e os noivos esperam muito de si. Como lida com toda essa pressão? 

RP - Com a pressão sempre lidei bem. Claro que um casamento com tudo aquilo que implica cria alguma pressão e adrenalina. O Alentejo é pródigo em transmitir isso, principalmente porque estão sempre temperaturas muito altas e cada vez mais os noivos querem casamentos ao ar livre. 
 Não lido bem é com a falta de confiança. A desconfiança por parte dos potenciais clientes já me fez não aceitar trabalhos. Prefiro não aceitar.

ASL - No que respeita a tipos de decoração de festas, o que vai estar em alta no ano de 2018?

RP - O orgânico, cada vez mais. Natureza, rústico chic, flores sazonais, verdes e brancos, elementos decorativos de madeira e flores do campo.

ASL - Qual o melhor conselho que gosta de dar às suas noivas para as tranquilizar para o grande dia?

RP - Para confiarem em mim e para relaxarem.

ASL - É verdade que as noivas são mais exigentes que os noivos? Qual o tipo de decoração mais estranha que já fez?

RP - As noivas são mais empenhadas. Quando são os noivos a decidir então eles são mais exigentes. Mas a meu ver, são porque estão menos à vontade com o tema.
 Em relação à decoração mais estranha, não posso adiantar nenhuma. Eu na verdade tenho tido sempre trabalho que vai ao encontro do meu estilo, o que é óptimo!

ASL - Estar rodeada pela Natureza, no nosso lindo Alentejo, é a sua maior inspiração?

RP - Sim, completamente. O nosso Alentejo é lindo! Somos privilegiados.

ASL - Como o blog é de moda e beleza queria que a Rute partilhasse connosco um truque de beleza caseiro com as leitoras do Anna Style&Living.

RP - Costumo fazer esfoliação com mel e açúcar mascavado na cara e corpo. Fico com a pele muito macia. 




Fotografias da Be Aromatic

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger templates by pipdig