23 janeiro 2018

10 alimentos para uma pele mais luminosa

 No post de hoje vamos falar de alimentos mas, infelizmente, não trago nenhuma receita daquelas de fazer babar. Sei de muitas que posso partilhar com vocês mas hoje o tema é outro.

 Quando atingimos uma determinada idade começamos a preocupar-nos mais com a pele, a sua aparência e com o travar do tempo. Não podemos parar o tempo (e ainda bem!) mas podemos dar uns mimos à nossa pele para que pareça mais jovem, luminosa e revitalizada.

 No decorrer da última década, os produtos de cuidado de rosto sofreram imensas melhorias, foram descobertas novas fórmulas, novos ingredientes milagrosos. Só falta mesmo descobrir o elixir para a juventude eterna.

 O que muitas vezes nós não pensamos é que os mimos externos que damos à nossa pele não são suficientes. Posso usar a melhor gama anti-idade do Mundo mas se não der uma ajuda com a alimentação o esforço (e investimento!) vai ser em vão.

 O aspecto da pele, cabelo e unhas vem do interior e dos alimentos que ingerimos, da prática de uma vida saudável e da eliminação de maus hábitos como o tabaco e álcool. No entanto, existe um grupo de alimentos à qual chamo a grupeta do bem, capazes de nos dar uma valente ajuda no aspecto luminoso e fresco da nossa pele.

 Vamos descobrir quais são os alimentos que não podem faltar no vosso cesto de compras na próxima ida ao supermercado?




Frutos vermelhos

 Estes pequeninos são uns poderosos aliados, cuja arma de combate ao envelhecimento da pele são os anti-oxidantes. Quem conhece a marca Caudalie já reparou na gama com Resveratrol e que é óptima para combater os primeiros sinais de idade. Pois bem, podem encontrar esse ingrediente poderoso na grainha da uva e noutros frutos vermelhos como a amora. Todos os alimentos que contêm anti-oxidantes vão ajudar no combate aos radicais livres e, por sua vez, ajuda a minimizar os danos provocados pela exposição aos raios UVA e UVB. 

Salmão

 Uma fonte maravilhosa de ómega 3 que ajuda a manter a pele saudável graças à sua composição que potencia uma melhoria ao nível do tecido celular. Felizmente aprendi a apreciar salmão e hoje em dia é dos meus peixes preferidos!

Atum

 Outro peixe maravilhoso e melhor amigo da nossa pele. O seu ingrediente maravilha é o Selenio que se ingerido em grande quantidades é tóxico mas o nosso organismo precisa de uma pequena parte para o seu bom funcionamento. Tal como o ómega-3, vai actuar ao nível dos tecidos celulares e promover uma maior elasticidade da pele. Tem ainda outras mais valias para o nosso corpo nomeadamente ao nível de prevenção de doenças como o Alzheimer. 


Abacate

Este fruto que está bastante na moda quando inserido na nossa dieta alimentar por trazer imensos benefícios à nossa pele. A pele fica nutrida e hidratada e por isso os cremes ricos em abacate estão muito em voga nos dias de hoje. No entanto, se introduzirmos este fruto na nossa alimentação já estamos a dar uma grande ajuda. Existem inúmeras receitas de tostas de abacate que podem tornar os vossos lanches muito mais apetitosos. 

Tomate

 Mais um fruto que é uma excelente fonte de anti-oxidantes e que vai evitar que a nossa pele reaja de forma alérgica ao sol, graças ao betacaroteno. Vai ainda minimizar as lesões causadas a médio-longo prazo derivado dos raios UV. 


Frutos Secos

Na minha lancheira existe sempre um mix de frutos secos (cajus, amendoins, amêndoas, nozes pecan, passas de uva, nozes). Para além de serem uma óptima fonte de energia, os frutos secos são ricos em vitamina E e ajudam a combater o envelhecimento e a potenciar a elasticidade da pele. 

Cenoura

 Sempre me disseram que a cenoura fazia os olhos bonitos e eu quando era pequena achava que os olhos verdes eram resultado das cenouras devoradas cruas. A cenoura e os outros alimentos com tonalidade alaranjada (abóbora, papaia, manga) são ricos em betacaroteno que ajudam a manter a pele aveludada e a prepará-la para receber os raios solares, estimulando assim a produção de melanina. Dica: durante o Verão façam sumo natural de laranja, cenoura e beterraba. É um mimo para um bronzeado perfeito e uniforme.

Aveia e arroz 

Tudo quando seja rico em fibras faz bem à pele. Se não for directa é indirectamente. E porquê? Porque as fibras regularizam o trânsito intestinal e isso ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Xô toxinas, xô! (p.s: optem sempre por consumir pão mais escuro e com sementes).

Gelatina

Eu adoro gelatina e são super práticas para levar na marmita! Este alimento é fonte de colagénio que ajuda na regeneração da pele e a preencher os espaços vazios que são deixados entre as células. A gelatina é flácida mas é muito amiguinha na hora de combater a flacidez! 

Chocolate 80% cacau 

Pensavam que eram só alimentos "boring"? Guardei o melhor para o fim!
Sabiam que a ingestão de chocolate amargo é benéfico para nossa saúde? Não estamos a falar de quantidades industriais mas sim de 1 a 2 quadrados de chocolate por dia.
 O cacau meio amargo é rico em flavonóides e, apesar de não ser tão apetitoso quanto o normal, vai ajudar ao relaxamento das artérias e à melhoria da circulação sanguínea que contribui para uma pele com um aspecto mais fresco. 

SHARE:

2 comentários

  1. Felizmente gosto de todos os alimentos mencionados e consumo praticamente todos com bastante regularidade. Apenas o cacau tenho optado por tomar cacau cru em pó no chocolate quente e a coisa até nem corre muito mal, apesar de ser mais amargo que o desejável! :P
    Beijinho
    Cris

    http://www.lima-limao.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de todos, felizmente! Mas com o atum é uma maluqueira, gosto de todas as formas e feitios :P

      Beijinhos,
      Ana

      Eliminar

Blogger templates by pipdig