21 julho 2017

Homestyle | 10 truques para conseguir uma decoração perfeita!

 A nossa casa é o nosso espaço e diz muito de nós, da nossa personalidade e do nosso gosto pessoal. É fácil encher uma divisão de móveis e bugigangas decorativas, difícil é conferir alma e detalhes verdadeiramente úteis.

 Cada um tem o seu estilo e deve respeita-lo porque o nosso lar é o nosso ninho e o facto de ter uma sala saída de uma revista de decoração mas não nos sentirmos confortáveis é terrível e devemos evitar ao máximo. Estilo sim mas conforto acima de tudo. Como gosto de dizer muitas vezes, a nossa casa é para ser usada, vivida, e não para mostrar aos amigos em dias de festa. Sabem qual o melhor acessório decorativo que vocês podem mostrar às visitas? Que mora gente lá dentro e que aproveitam cada detalhe da vossa casa.

 No post de hoje preparei um texto onde falo de 10 truques, ou conselhos, para conseguirem uma decoração gira, prática e perfeita! 

 
1 . Definir o estilo e a paleta de cores

 
Imagem via Decor Facil

 O estilo depende da nossa personalidade e do nosso gosto. Se há um tempo atrás pensava que queria uma casa só de linhas direitas, hoje em dia mudei um pouco a minha opinião. Existem poucas pessoas a adoptar o estilo clássico, aquele estilo em que predomina o carvalho e os móveis são pesados e com ornamentos. O rústico, desde que bem conjugado, pode conferir ambientes de sonho e com aquele toque campestre que tantas pessoas admiram. Depois existe o estilo moderno, o romântico, o provençal. São infinitas as possibilidades e vai depender da nossa vontade, do tamanho da  casa e do valor que podemos gastar.
 A primeira coisa a definir é o estilo e a segunda é a paleta de cores a utilizar. Felizmente o André concorda comigo e dei o braço a torcer para fugir dos rosas. Escolha duas cores neutras e duas cores contrastantes que resultem bem entre si. Sucesso garantido. 


2. Crie ilusão de espaços maiores


Imagem via Salve a Noiva


 Se a casa não é grande deve apostar em pouca mobília, aparadores e móveis mais pequenos. Um dos meus truques preferidos para ampliar os espaços são os espelhos. Se tiver uma divisão com a quantidade certa de móveis e pormenores pode criar a ilusão de um espaço muito maior se colocar um espelho. Podem ser os nossos melhores amigos e não é apenas na hora da selfie. 


3. Espaços pequenos, cores neutras


Imagem via Sunday Chapter


 Um dos factores que mais "encolhe" uma divisão é a aplicação incorrecta de cores. Seja nas paredes ou no mobiliário. Se a sala de estar não é a maior do mundo e vai pintar paredes muito escuras e optar por cores de madeira muito escuras vai estar a minimizar o espaço em termos visuais. Se for uma divisão ampla pode apostar no escuro, se for uma divisão pequena privilegie os tons neutros.


4. Três tipos de iluminação para cada divisão


Imagem via Almoço de Sexta


 A iluminação é a nossa melhor amiga. Tal como uma fotografia fica totalmente diferente quando tirada com a iluminação certa, também a nossa casa pode ser beneficiada ou prejudicada tendo em conta o tipo de iluminação adoptada. A primeira luz a privilegiar é a natural, aquela que entra pela janela. Não existe nada melhor numa casa que as janelas a deixarem entrar o sol e a luz. Jamais tape janelas com móveis, dê preferência a cortinas de tecidos mais fluídos e que deixam entrar melhor a luz e se não houver perigo de mirones afaste as cortinas durante o dia e deixe que a casa ganhe luz e vida.
 Para além da luz natural devemos sempre ter a luz principal, aquela que usamos quando o sol se põe e que por norma aplicamos no tecto para ter uma área de iluminação mais abrangente. 
 Por último, e não menos importante, não se esqueça da iluminação secundária. Pode ser um candeeiro numa mesa de cabeceira ou num móvel  de apoio ou um candeeiro de pé. Óptima para criar ambientes mais intimistas que convidam ao aconchego e ao relaxamento. A luz é a coisa mais importante de uma casa, não a negligencie por favor.


5. Faça crescer as paredes



 Não se preocupem que não vos vou sugerir obras e que arregacem as mangas e carreguem baldes de cimento. Também não vamos dar Danoninhos às paredes para elas crescerem uns centímetros. A verdade é que se dermos a ilusão que as paredes são mais altas também vamos estar a fazer crescer a divisão. Nada vai crescer, apenas podemos dar a ilusão de paredes mais altas. O melhor truque é aquando da aplicação das cortinas. Por norma aplicam-se poucos centímetros acima da caixa dos estores mas se elevar a posição do varão da cortina vai dar um Up à divisão. Cortinas compridas e com riscas verticais também são excelentes escolhas para divisões mais pequenas.


6. Peças que atraem o olhar



Imagem via Automatism

 É fácil decorarmos uma casa hoje em dia com um orçamento reduzido. Existem alternativas muito em conta e de durabilidade razoável. No entanto, já me aconteceu entrar em casas totalmente decoradas by Ikea e parecem todas iguais, com as mesmas peças. A minha sugestão é que posicionem peças de destaque, que façam com que os olhos lá batam. Peças bold, que sejam statement e sobressaiam no meio de móveis que milhares de pessoas têm. Ou um quadro grande, uma poltrona de cor diferente, um canto de leitura, etc. 

7. O exterior também conta!



Imagem via The Merrythought

 Mesmo que não tenham o privilégio de ter um quintal que possam decorar para momentos em família no exterior, façam qualquer coisa pela varanda maior da vossa casa, pelo terraço. Vivemos num país em que podemos aproveitar o Verão em longos sunsets e as manhãs solarengas de Inverno. Não só de plantas vive uma varanda por isso comece por proteger os mosaicos com pavimento deck e complemente com plantas e poltronas ou puff´s coloridos. É possível criar ambientes fantásticos com pouco dinheiro, prova disso são as possibilidades infinitas de criar peças exteriores com a utilização de paletes de madeira. 


8. Crie a sua própria arte



 Eu gosto de detalhes diferentes, detalhes que me façam olhar para aquela peça com sentimento. A decoração da nossa casa não deve ser apenas "mais uma bugiganga para limpar o pó". Devemos olhar e sentir que é A peça que faltava ali e não podia ser de maneira diferente. E como podemos nós criar arte? De variadíssimas formas, desde a criação de uma Wall of Fame onde as fotografias de família contam uma história, vasos para suculentas pintados por vocês, uma cabeceira de cama feita com paletes de madeira, uma estante feita a partir de caixas de fruta. As ideias são imensas, o espaço é que por norma é reduzido. 


9. Mix it up!


Imagem via 100 Laye Cake


 Das melhores coisas que há para quem gosta de decoração é misturar! Misturar estilos, texturas, objectos que não parecem funcionar juntos mas no final fazem um brilharete. Onde gosto de ousar mais é na decoração de mesas. Adoro uma toalha de renda branca da minha Avó, pratos coloridos, centro de mesa floral e copos mais elegantes. Basta imaginação e bom gosto, as festas ganham outro ânimo e a alma também fica de "barriga cheia". 


10. No reciclar é que está o estilo!



Imagem via Little Piece of me

 Reciclar está na moda, felizmente! Que todas as modas fossem tão importantes como esta.
 Nunca passaram por um móvel abandonado num caixote do lixo e pensaram que podia ganhar nova vida? Apaguem a história daquela peça e comecem uma nova. Lavem, pintem e personalizem aquela que poderá ser a vossa peça bold que anteriormente falámos. 
 Vou ter o privilégio de reciclar a mesa da máquina de costura da minha avó (ainda com a máquina de costura mas escondida), envernizar e pintar as ferragens de preto e colocar como mesa de trabalho num canto da sala ou no quarto de hóspedes. Sempre disse que queria aquela máquina para mim, não só pelo significado evidente como também pelo meu passado ligado a uma marca de costura. 
Lembre-se sempre que todos os detalhes contam, desde o tapete da entrada ao copo que usamos para beber água. 






Desejo um excelente fim-de-semana para todos! 



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger templates by pipdig