25 janeiro 2017

Kit de maquilhagem para iniciantes

 Chegamos a uma altura em que percebemos que nos queremos mimar, tratar de nós e dar aquele toque especial com um pouco de maquilhagem. Acho bem e aplaudo de pé todas as Mulheres que gostam de tratar delas e que são vaidosonas!

 No entanto, quando não estamos muito à vontade com a maquilhagem e com a ENORME oferta no mercado ficamos um pouco perdidas e sem saber o que comprar para formar o nosso kit inicial de maquilhagem. Também eu comecei do zero, a colecção foi crescendo exponencialmente ao longo dos anos mas ao início tinha os meus companheiros de guerra que não trocava por nada. É perfeitamente normal que ao início não gostemos de sair da zona de conforto pois não se deve mexer na equipa vencedora. Com o passar do tempo vamos ganhando confiança e experimentando outras coisas mais complexas: pestanas postiças, glitter, contorno, etc.

Passemos ao que interessa! Afinal que em que produtos devemos apostar quando somos principiantes?




Primer

Muita gente acha que é apenas mais um artigo para nos fazer gastar dinheiro mas a verdade é que não é! Quando estes produtos começaram a ser comercializados havia pouca oferta e o principal objectivo era alisar a tez. Muito silicone na sua composição que acaba por alisar a pele mas entupi-la e criar borbulhas e pontos brancos.
 Hoje podemos comprar primers iluminadores, matificantes, hidratantes, para pele com tendência a vermelhidão, efeito pele lisa. A vossa escolha irá ser influenciada pelo tipo de pele e aquilo que querem. Se têm rosácea devem escolher um primer em tons verdes para anular esse tom vermelho e depois ser camuflado pela base. Se por outro lado a vossa tez é baça e sem brilho podem optar por um primer iluminador que confere à pele aquele toque saudável, iluminado.
Outra vantagem no uso do primer é que a maquilhagem tende a aguentar mais um pouco e isso é o que nós queremos, certo?

Base

 Corrijam-me se estiver errada mas este é o primeiro produto de maquilhagem que qualquer menina compra quando decide aventurar-se na maquilhagem. Também hoje em dia existem muitas texturas, acabamentos e marcas que adequam a oferta a todos os tipos de pele.
 Antes de comprarem uma base têm que perceber como é a vossa pele: mista, normal, seca ou oleosa?
 A forma mais eficaz de percebermos é analisar a pele pela manhã. Verificar se está seca, se produziu oleosidade na zona T durante a noite, se está vermelha, borbulhas.
 Quem tem pele oleosa tem que usar produtos oil-free, ou seja, que não contém óleos na sua composição. E existe um truque óptimo para perceber se aquela base que nos estão a recomendar é indicada para a nossa pele:

Analise os ingredientes (normalmente encontra esta informação na embalagem de cartão) e veja o que aparece em primeiro lugar: Se aparece WATER/AQUA então é indicado para pele oleosa.

Alerto já que não vão encontrar a base ideal à primeira investida. Vão levar algum tempo até encontrar a tal, aquela que se aguenta no vosso rosto e não derrete com o passar das horas.

Dica: Nunca se deixem enganar com a conversa de "esta base vai dar-lhe uma corzinha.". A função da base não é dar cor mas sim uniformizar o tom da pele e deve, por isso, ser igual ao nosso tom original. Peça sempre uma amostra da base e teste a durabilidade e a reacção face à luz natural .


Corrector

 Bem sei que ainda existem meninas que não sofrem com as olheiras (abençoadas!) mas existe um dia em que vão precisar tapar essas malvadas. Ou porque dormiram mal, ou porque a noite foi de farra. Algum dia vão agradecer abrir a gaveta e sacar do corrector de olheiras.
 Existem milhares de correctores no mercado e para todos os gostos e precisamos encontrar o certo!
 E desengane-se quem pensa que os correctores apenas disfarçam as olheiras. Na-na-ni-na-não. Ajudam a disfarçar marcas de acne e manchas. Quanto mais pastoso o corrector for mais difícil será de trabalhar e, certamente, irá marcar muito as vossas rídulas de expressão. Por isso, o meu conselho é que optem por texturas mais fluídas.

Pó Translúcido

 Até há algum tempo atrás eu fugia do pó solto/compacto/translúcido como o diabo foge da cruz. E sabem porquê? Porque eu ainda não tinha achado o pó mais indicado para mim e parecia que tinha enfiado a cara numa tigela com farinha. Ou seja, colocava a base e a mesma ia saindo com os dedos, quando alguém me dava um beijinho, quando limpava a boca ao guardanapo, etc.
 É hiper-mega importante selar a base com um pó para servir de escudo, ajudar a matificar a pele e não deixar que a nossa base fique na camisa do namorado, na cara do amigo que nos cumprimentou ou que o empregado do restaurante nos rogue pragas por deixarmos a nossa maquilhagem toda num pedaço de tecido de 30x30cm.
Eu aconselho sempre o pó translúcido e porquê? Porque se adapta a qualquer tom e podemos usar o mesmo pó no Verão e no Inverno. Se for a uma festa desaconselho o uso do pó translúcido porque na sua composição pode conter umas partículas que quando confrontadas com o flash da câmara fotográfica nos coloca em modo fantasma.
 Se achar que a base que usa não tem a cobertura ideal para a sua pele então finalize com um pó compacto na cor da sua pele.

Paleta de sombras de olhos

 Este é o maior desafio para as iniciadas: a maquilhagem de olhos. Deixem que a prática e o tempo façam o papel deles e treinem muito em frente ao espelho. Mas que cores usar? Que paleta comprar?
 A minha dica é começar com uma paleta de cores neutras e que sejam usáveis no dia-a-dia e depois começar a arriscar em tons mais fortes. De nada vale comprar uma paleta com 50 cores e usar apenas duas.

Máscara de pestanas

 Há quem use todos os dias (Eu!) e há quem use em ocasiões especiais. A máscara de pestanas é, para mim, aquele produto maravilha que nunca pode faltar e que transforma a maquilhagem. Existem máscaras para dar volume, outras para dar comprimento e ainda para ajudar a curvar a pestana. Hoje em dia conseguimos máscaras excelentes a preços bem jeitosos.

Lápis preto/eyeliner

 Este é o bicho de sete cabeças para todas nós: delineado. Existe delineador líquido e em gel e vai depender muito de cada pessoa e da forma como melhor aplica o produto. O ideal é treinar com um lápis preto comum e depois passar à fase seguinte. Por vezes sentimos necessidade de ficar ainda mais gatas e fazer um cat eye bem sexy.

Batom

 Para começar a colecção eu aconselho duas cores: vermelho e nude. Quem não gostar de vermelho pode optar por um burgundy ou um rosa velho. As cores escolhidas dependem muito do gosto de cada uma mas a ideia é ter uma cor que usemos para trabalhar e outra num jantar ou festa.

Blush

 Também conhecido como a caixinha da sáude, o blush é capaz de ressuscitar a cara mais morta. Deve ser aplicado nas maçãs do rosto e também a escolha da cor depende do tom de pele, olhos e cabelo de cada menina. Eu prefiro blushes na cor pêssego e rosa velho porque fundem-se muito bem na minha tez de branca de neve. Se quiserem resolver dois problemas de uma só vez, optem por um blush em tom castanho e sem brilhos e pode servir de blush ou pó bronzeador.






SHARE:

1 comentário

  1. Adoro este género de posts! Para uma nabiça neste tema como eu são autênticos salva vidas! :P
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig