19 julho 2016

Easy like Monday morning

   Agosto está cada vez mais próximo. Tenho feito maratonas de trabalho para deixar tudo pronto e para não chatear os colegas que ficam com a pasta. Também por isso a disponibilidade para vir aqui tem sido menor. Por norma escrevo os textos à 01h00 antes de dormir umas horas. Ou melhor, fechar os olho por umas horas.

 Nem sempre é fácil acordar bem disposta, principalmente à segunda-feira, não é? No entanto eu tenho alguns truques para que as manhãs difíceis se tornem complicadas. Alguns podem parecer estranhos mas funcionam realmente comigo e podem servir de modelo para que as vossas manhãs comecem de forma mais simpática. A forma como acordamos e encaramos o dia é determinante para a forma como vamos encarar as pessoas, o trabalho e os problemas. Se acordamos a resmungar vamos criar uma nuvem negra sobre as nossas cabeças e isso vai influenciar todo o meio envolvente.

Vamos ultrapassar esse mau humor matinal?


1 - Escolha A música que o faz querer tirar o pé do chão

 Um despertador aborrecido que faz lembrar a sirene usada no quartel dos bombeiros é meio caminho andado para querer atirar o telefone/despertador (há quem seja prevenido e use os dois!) à parede. Então o seu primeiro instinto é de agressividade e isso não é nada bom. Todos nós temos uma música que nos mexe com a alma, nos faz querer tirar o pé do chão. Sabe quando está no trânsito e passa aquela música que o faz bater com a mão no volante ao compasso da melodia? Essa música é uma boa candidata. A escolha vai depender muito do seu gosto e da forma como gosta de acordar.
 Actualmente tenho uma música para a semana e outra para o fim-de-semana. Durante a semana tenho a música "Talk" do Dj Snake para acordar com aquela vibe de Verão, música calma faz com que queira ficar na cama mais uns minutos. Ao fim-de-semana pode ser algo mais chill out que me faça ficar na ronha uns cinco minutos e por isso gosto de Bob Moses, "Before I fall".
 Não se esqueça, a forma como acorda dita a forma como encara o dia.


2 - Sinta-se agradecido

 O ser humano tem o péssimo hábito de pedir, pedir sempre mais e mais. Pedir protecção, pedir saúde, pedir mais dinheiro (eu peço mas não resulta, tenho mesmo que ir trabalhar), pedir felicidade, etc. O primeiro pensamento que tinha antes era "Ora bolas, já? Logo quando chegar a casa deito-me.". Olha que bonito, tanta inércia e preguiça. Escusado será dizer que passava o dia a idealizar a minha chegada a casa: o descalçar dos sapatos, colocar a música e encher um copo de vinho, preparar as coisas para o banho, decidir se queria o pijama de cetim ou o outro das bolinhas, comer uma taça de cereais como se de um bife com batatas fritas se tratasse e abraçar os lençóis logo de seguida como se não houvesse amanhã. Só que há.
 Pensei "Oh sua anta, acorda para a vida!". O meu segundo pensamento do dia é agradecer por ter acordado. O primeiro é desejar acertar no botão do snooze sem mandar o telemóvel ao chão e contribuir para outra rachadela no ecrã. Isto pode parecer cliché mas acordar, sentir-me viva e não me doer um único osso é das melhores sensações que há! Tenho saúde para trabalhar, tenho um trabalho que me permite traçar o meu futuro e tenho pessoas que gostam de mim. Caramba, estou cheia de sorte hoje! Agradecer o que temos e ter foco para conseguir o que ainda não temos.


3 - Acorde uma hora mais cedo

 Eu podia acordar às 07h45 e tomar banho em 10 minutos, secar o cabelo noutros 10, tomar o pequeno almoço em 5, vestir-me em 3 minutos (o primeiro farrapo que apanho) e o resto do tempo até às 08h30 para me maquilhar (eyeliner de manhã é complicado ok?) e sair directa para o trabalho e começar o dia com a reunião matinal sem ar de zombie. Podia mas existe algo melhor e que defendo com unhas e dentes
 Quem adora dormir vai apedrejar-me mas eu gosto de acordar uma hora mais cedo. Um dos meus lemas é "Acorda uma hora mais cedo e vive mais uma hora". E numa semana essa hora faz toda a diferença. Além disso é óptimo para a saúde porque estamos mais calmos e não andamos a correr pela casa à procura das chaves, do telemóvel, etc e não corremos o risco de tropeçar no tapete e começar o dia das urgências. Também é óptimo para reduzir crises de ansiedade.

4 - Inspire-se

Quem tem filhos basta abrir a porta do quarto, admirar a perfeição, beijar o seu corpo quente de sono e sentir-lhe o cheiro de cria.

 Enquanto toma o pequeno almoço pesquise pelo admirável mundo da Internet e encontre aquela frase motivacional que o faz querer agarrar a vida com unhas e dentes. Eu prefiro inspirar-me em fotografias. Dizem que as imagens valem mais que mil palavras.

5 - Prepare o seu dia atempadamente

 Eu escolho a roupa que vou usar na semana inteira. É claro que há dias infernais em que nada fica bem e recorremos ao plano B, Black like my soul. Uma forma de aproveitarem melhor o vosso início de dia é escolher o look que vão usar na noite anterior e assim evitam brigas sem fim com o espelho. Eu preparo a roupa, os sapatos e a maquilhagem que vou usar. Eu sei o que vocês estão a pensar "Crazyyyyyy". Eu só sei que poupo imenso tempo e não me chateio rigorosamente nada. Vejam a vossa agenda para o dia seguinte para saberem se têm alguma reunião importante e assim adaptar o estilo à ocasião.

6 - Mime-se

 Sou uma defensora do mimo próprio. Acho que devemos guardar uns minutos do nosso dia para tratarmos de nós. Para mim um dia que começa sem maquilhagem é um dia que começa mal, é uma mania minha. Não colocar perfume é motivo para dar a volta ao quarteirão e voltar a casa para me perfumar. São pequenos gestos, pequenos detalhes que me fazem encarar o dia de maneira diferente, mais confiante.
 Tenho flores em casa, sempre. Não há manhã que não admire a sua beleza e associe imediatamente às Mulheres da minha vida: Mãe e Avó. São para mim um mimo, uma criação perfeita tal como as Mulheres.
 Aprenda a admirar-se e a estimular a auto-confiança. Todas temos defeitos, todas sofremos com uma parte do nosso corpo. A melhor forma de ultrapassar isso é saber lidar com cada defeito. Por isso, antes de esperar mimos de outras pessoas mime-se, elogie-se, mande um piropo a si mesmo. Se estivermos bem connosco e com a nossa consciência todas as manhãs têm sabor a manhã de Domingo.

Estes são os meus truques e espero que resultem consigo. Vamos afastar os maus humores e descartar as energias negativas. 



SHARE:

1 comentário

  1. Confesso que tenho bastante bom acordar, é raro acordar de mau humor :)
    No entanto, concordo com cada uma das dicas, principalmente com a dica sobre o mimo próprio. Faz uma diferença brutal na nossa autoestima e, convenhamos, uma boa autoestima faz milagres por qualquer pessoa! ;)
    Bom resto de semana,
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig