16 junho 2016

Beleza de A a Z | Batom

 Este é um dos meus produtos de maquilhagem preferidos: o batom. Todas as meninas têm pelo menos um ou dois, nem que seja quando foram àquele casamento e precisaram mesmo de comprar. Há quem não use porque não goste mas tenho a certeza que se procurarem bem vão encontrar um lá por casa.
 Podia começar este post a despejar a informação sobre os vários tipos de batons mas quis partilhar com vocês alguns factos históricos porque descobri imensas coisas giras e achei mesmo muito engraçado. Temos que recuar muito tempo atrás, até ao Egipto e a Cleópatra. Para obter uma cor nos seus lábios, Cleópatra usava uma mistura feita a partir de formigas esmagadas (estão a fazer blhéc mas esmaguem uma formiga daquelas vermelhas numa folha de papel e vejam se fica ou não manchado), carmim e também cera de abelhas. Uns valentes anos mais tarde, na Idade Média, o batom não era bem visto para a grande maioria das pessoas porque se dizia que era destinado apenas às classes baixas e prostitutas. Não precisamos de recuar atrás, se perguntarem a habitantes mais idosas de aldeias do interior do nosso país elas também vão dizer que quem pinta os lábios de encarnado são as meninas da má vida. Não podemos censurar, a educação era outra e a mentalidade parou no tempo.
 Voltou a estar na moda no século XVI , com a rainha Elizabeth I que usava batom para contrastar com a sua tez muito pálida (deve ser minha prima em 50º grau!). Esqueçam as formigas, o batom de sua majestade era feito a partir de cera de abelhas e flores secas, nomeadamente rosas vermelhas e cor-de-rosa. Até esta altura esta preciosidade era vendida em pequenos potes e a partir de 1915 é que começou a ser feito nos moldes que hoje conhecemos.
Temos vindo a assistir a uma grande reviravolta de tendências mas existe um que permanece eterno: o mítico batom vermelho!

Bem meninos, a aula de história acabou e agora vamos passar à teoria e àquilo que realmente interessa.

 Mas afinal de que é feito um batom ?
 Ora bem, a sua composição tem diferentes elementos mas podemos destacar a cera, os óleos e outras gorduras, o pigmento e os emolientes. É a cera que permite que o batom fique com aquela forma que hoje lhe conhecemos e que não derreta (não vale esquecer o batom em cima do muro debaixo de um sol de 38º ou em cima do banco do carro durante 8 horas em pleno mês de Agosto). Os emolientes fazem com que o batom hidrate os nossos lábios e neles estão incluídos o famoso aloe vera e a vitamina E, tão importante para a nossa pele.
 E de onde vêm aquelas cores todas? As diferentes tonalidades são conseguidas misturando plantas, ingredientes minerais e sintéticos. Para completar o conjunto de ingredientes, é de salientar que muitos batons podem conter alcool, protecção contra os raios UVA e UVB e perfume.

Tipos e texturas

 Hidratante

 Tal como  o próprio nome indica, este tipo de batom tem como objectivo a hidratação labial. A principal função é hidratar e sobrepõe-se à cor. Se tiver lábios secos deve optar por este tipo de textura. Possuem ingredientes hidratantes capazes de suavizar a pele do lábio e evitar que fiquem demasiado secos.


Labello Care&Color | Maybelline Baby Lips

Matte

 Esta é a textura que está em voga. Desprovidos de qualquer tipo de brilho, os batons matte dão um aspecto de veludo ao lábio. Podem ou não ser de longa duração e quem tem lábios secos e com tendência a criar peles deve evitar esta textura. Como é matte não hidrata o lábio e assim contribui para o ressequimento do mesmo. Aconselho vivamente a quem usa este tipo de batom que faça uma esfoliação sempre que retirar o batom para evitar que se criem as indesejadas peles e que ficam tão mal numa boca maquilhada.

NARS Semi Matte Lipstick | M.A.C. Retro Matte Liquid Lipstick

Longa duração

Quem não se aborrece de ter que andar com o batom sempre atrás e chegar ao final da semana e ter  batons perdidos no fundo da mala? Pois é, o batom é um produto maravilhoso mas requer retoques constantes: sempre que bebemos água, quando comemos, quando lavamos os dentes, etc. Com os batons de londa duração não temos esse problema. Ah, e podemos dar muitos beijinhos!!
 Estes batons contêm óleo de silicone que vai ajudar a cor a "colar" ao nosso lábio. Uma das últimas grandes novidades são os batons que não transferem, ou seja, ficam onde têm que ficar.

NARS Audacious Lipstick | M.A.C Lipstick


Cremoso

 Este tipo de batom não é nem o 8 nem o 80. O acabamento não é matte mas também não vamos ficar com os lábios a brilhar que nem uma bola de espelhos. Contem mais cera e isso faz  com que hidrate mais o lábio.


Chanel Rouge Coco Shine | Dior Addict


Com brilho

 Não estamos a falar de lipgloss, estamos a falar sim de batons que contêm muitos óleos e isso faz com que o acabamento seja brilhante e iluminado. Não sei se já vos aconteceu comprarem um batom com brilho e colocarem no lábio e ser mais claro do que aparenta. É normal pois os óleos presentes fazem com que pareça mais escuro na embalagem do que no nosso lábio.


Esteé Lauder Pure color crystal Lipstick | Yves Saint Laurent volupte sheer candy 


Maximizador de volume

 Um dos meus produtos preferidos visto que não nasci com uns lábios de Angelina Jolie ou Kylie Jenner. Mas para que serve? Nada mais nada menos para dar a ilusão que os nossos lábios são mais preenchidos e carnudos. E como é que isso acontece?
 Na sua composição são adicionados ingredientes como canela, pimenta ou até mesmo mentol. Até existem uns com veneno de abelha, os quais já experimentei e digo-vos já que a pimenta de cayenne é mais eficaz. Experimentei a medo, o máximo que podia acontecer era bater as botas com o dito veneno mas acabou tudo em bem. Continuo viva e os lábios continuaram finos.
 É preciso cuidado no uso deste tipo de batom (normalmente líquido) porque podem surgir algumas reacções. É perfeitamente normal surgir uma sensação de ardor após a aplicação mas já foram relatados casos de alergias. Para quê agulhas quando se têm estas maravilhas à nossa disposição?


Dior Lip Maximizer | Too Faced Lip Injection

SHARE:

1 comentário

  1. A Kylie Jenner também não nasceu com os lábios da Kylie Jenner:)

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig