06 janeiro 2016

10 resoluções de Beleza para 2016

 Chega a hora de traçar objectivos, fazer promessas para as quais estamos cheias de força e definir metas. Gosto de pensar que querer mudar já é meio caminho andado para conseguirmos. Não vamos falar aqui de resoluções pessoais, cada um tem as suas e devem ser mantidas em segredo e respeitadas.
 Por isso, proponho 10 resoluções no que toca a beleza para o ano de 2016. São simples de encaixar nos nossos hábitos diários. Muitas delas eu já cumpro e nem sequer passo sem elas e existem pontos nos quais tenho que me empenhar mais. São apenas 10 e vamos agora conhecê.las.


1. Manter/Criar uma rotina diária de cuidado de rosto

 Se há coisa da qual me arrependo é de não ter começado mais cedo a minha rotina de cuidado de rosto. Hoje já vejo rugas que poderiam ter sido evitadas mas de nada vale queixar-me agora. Devem procurar junto de profissionais os melhores produtos para a vossa pele e devem sempre respeitar a sua tipologia. Se a amiga que tem pele oleosa usa o creme X, vocês que têm pele seca ou mista não devem usar. Cada caso é um caso.
 O cuidado de rosto "de vez em quando" não funciona. "Ai hoje tenho a pele a repuxar deixa cá pôr creme". Não é num dia que notam diferenças e não é num único dia que a vossa pele vai receber os cuidados merecidos. É um trabalho contínuo, sem interrupções e apenas devem ir alterando as gamas de produtos conforme a vossa idade e necessidades.


2. Beber água

Não sou o melhor exemplo para escrever esta resolução. Não bebo a água suficiente para uma pessoa saudável quanto mais para alguém que teve um problema de rins em criança. É um tremendo erro e requer muito treino até conseguirmos ingerir a quantidade ideal de água por dia. Uma pessoa saudável deve ingerir cerca de 1,5l por dia e alguém como eu, com necessidades específicas, deveria beber 2lt. Só de pensar quase que me afogo. Não consigo mais que 1L mas tenho plena consciência que tenho que conseguir dobrar a quantidade. Este vai ser um dos meus desafios para 2016.


3. Descansar corpo/pele/alma

 Podia começar com uma conversa mais esotérica do estilo "alinhar chakras" mas quero só passar a ideia que é fundamental que o nosso sono esteja em dia. Muitas vezes aproveitamos a noite para adiantar tarefas, preparar o dia seguinte, cozinhar para a semana inteira, etc. Mas estamos a perder uma parte importantíssima: descansar o nosso organismo. A falta de descanso reflecte-se não apenas no nosso rendimento mas também no nosso aspecto. É quando o corpo está sossegado e totalmente relaxado que as nossas células se regeneram. Guardem os episódios das séries para o fim-de-semana e vão para a cama mais cedo. 


4. Limpeza, todos os dias!

 Conheço casos de pessoas que ainda vão dormir com a maquilhagem no rosto. Isto é tão errado meninas! Prometam-me que não fazem mais isso e que deixam a preguiça de lado. Eu comparo a nossa pele com a nossa casa. Gostamos que a nossa casa esteja sempre arrumada, sem vestígios de pó e a brilhar para a eventualidade de aparecerem visitas e sobretudo para nos sentirmos bem no nosso ninho. Se a nossa casa diz muito sobre nós, a nossa pele também. É o nosso cartão de visita e devemos preservar ao máximo o seu aspecto saudável. Um rosto que não é limpo é um rosto com impurezas, pontos negros e borbulhas. A pele não respira e não rejuvenesce, então aparentamos ter mais idade do que realmente temos. Antes de dormir façam a limpeza do vosso rosto para uma noite tranquila e uma pele iluminada.


5. Alimentação saudável

 Somos o que comemos. Tenho a prova que isso é a mais pura das verdades. A beleza vem de dentro e o que comemos e os nossos hábitos alimentares reflectem-se na nossa pele. Para além da ingestão diária de líquidos para repor aqueles que perdemos, é essencial comer mais vegetais e frutas. Evitar os fritos, comida tipo fast-food (sabe bem mas faz mal!), tabaco e bebidas alcoólicas. Apostem nos anti-oxidantes, poderosos aliados na nossa saúde em geral e escudos-protectores da nossa pele. São protectores das células e são nossos amiguinhos a combater as rugas e flacidez. Mandem vir Anti-Oxidantes!
 Ah, desde final de 2015 que prometi que apenas comia hambúrgueres uma vez por mês. Estou a cumprir o prometido, um ponto para mim.


6. Protector Solar, seja Verão ou Inverno

 Quando ouvimos a palavra "protector-solar" achamos que é um produto típico da época balnear. Ai não não é. Sabem que no Inverno existem raios UVA e UVB, certo? É verdade, tal como no Verão. O Sol não vai de férias, só não nos aquece tanto devido às temperaturas exteriores. Mas ele - o Sol claro - continua a brilhar em força num qualquer destino paradisíaco onde eu não me importava nada de estar a estar hora. Agora vou meter-vos muito medo (ainda que dizendo a verdade). Sabem o que acontece se não protegerem o rosto das agressões solares? Vão ficar com rugas mais cedo, as manchas começam a aparecer e a pele fica flácida. Eu digo isto a toda a gente de quem falo do tema: eu prefiro ser Branca de Neve agora e depois agradecer um dia mais tarde. Tudo o que fazemos hoje terá consequência no nosso futuro.


7. Preferir a qualidade à quantidade

 Eu estou a adoptar esta máxima a tudo. Roupa, malas, produtos de beleza. Se antes preferia ter 10 malas, uma de cada cor, hoje em dia prefiro uma mala de qualidade que seja neutra no que toca à cor e dure uma vida e eu ainda possa deixar de herança às minhas bisnetas.
 Estou a racionalizar as compras por impulso e isso também se aplica aos produtos de maquilhagem. Para quê ter 12 máscaras de pestanas que têm validade de 6 meses (já vamos falar sobre isto) se depois vão parar ao lixo? Apostem em bons produtos, mesmo que isso implique gastar um pouco mais. Se pouparem nas 12 máscaras de qualidade mediana vão ter uns trocos a mais para gastar em duas máscaras boas.


8. Higienização dos acessórios de beleza.

 Já vos ensinei a lavar os pincéis de maquilhagem. Lembram-se? Voltem atrás e estudem a lição de novo, se fazem o favor.
 Estar a maquilhar a cara com pincéis com base fossilizada e pedacinhos de células da pele que estão mortas e em estado de decomposição é desnecessário. Higiene e limpeza são fundamentais em todos os acessórios que entrem em contacto com a nossa pele. Lavem os pincéis semanalmente se se maquilharem todos os dias, esterilizem escovas de cabelo e dentes a cada 15 dias (a escova de dentes eu só uso durante 2 meses, 2 meses e meio no máximo), lavem as esponjas de maquilhagem todos os dias e os puff´s de banho devem ser trocados a cada dois meses.


9. Respeitar os prazos de validade dos produtos

 Custa, eu sei que custa atirar fora uma paleta de sombras que vos custou 50€. A mim custa e confesso, que quando são paletas eu dou um desconto. Se não houver alteração do produto, pigmentação ou cheiros eu dou mais 2 meses de oportunidade.
 Contudo, é muito importante que respeitem os prazos de validade dos vossos produtos (vem indicado na embalagem). Por norma os cremes hidratantes têm validade entre 6 e 12 meses. Depois de abertos perdem propriedades e a eficácia não será a mesma. As mãos entram dentro do frasco e sempre depositam algumas bactérias. Atenção às máscaras de pestanas, nunca utilizem por mais de 3 meses. Ter muito cuidado com as infecções oculares de onde podem surgir complicações gravíssimas. Custa mas tem que ser, por isso prefiram a qualidade à quantidade. É preferível deitar um produto para o lixo ao invés de 12.


10. Hoje é o meu dia!

 A minha preferida!

 Uma vez por mês tire o seu dia D - dia Dondoca. Esqueça a limpeza da casa, deixe o papá levar os filhos ao parque ou ao futebol e mime-se. Muitas vezes fazemos demasiado pelos outros e esquecemo-nos de nós. Por isso, escolha um dia do mês que lhe seja conveniente e mime-se dos pés à cabeça. Vá ao cabeleireiro arranjar o cabelo, unhas, pés, depilação e tudo a que tem direito. Se a carteira lhe permitir faça uma massagem de relaxamento e recupere da tensão acumulada do dia-a-dia. São aqueles dias em que percebemos que não nascemos para ser Dondocas e despreocupadas mas como é uma vez por mês não há crise. É mesmo até cansar de não fazer nada e ter uma equipa ali a trabalhar para nós. É ou não é uma boa ideia?



SHARE:

5 comentários

  1. És a melhor, meu amor!
    Adoro cada vez mais este teu cantinho!
    A dica dos pincéis é maravilhosa!!
    Um beijinho no coração,

    Marlene Fialho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu que és um docinho, eu não sou a melhor nem quero ser. :) É uma grande responsabilidade..ehehhe

      Também dá para lavar com champô de bebês mas eu continuo a preferir o Fairy. :P

      Beijinho grande meu amor!

      Eliminar
  2. Concordo plenamente com todos estes mandamentos!
    E só para ver se sou uma boa menina vamos lá ver como estou em cada um deles:
    1. Manter/criar uma rotina diária de cuidado de rosto: há algum tempo que a criei e tenho vindo a aperfeiçoar no sentido em que tenho vindo a procurar com afinco os melhores produtos para cuidar da minha pele.
    2. Beber água: é a minha bebida de eleição e não passo de forma alguma! Bebo diariamente entre 1,5lt a 2lt, sendo que no verão por vezes bebo 3lt. Ando sempre cheia de sede!!!
    3.Descansar corpo/pele/alma: é algo que tenho vindo a trabalhar mas anda estou longe do meu objetivo!
    4. Limpeza todos os dias: não uso maquilhagem mas já não consigo deitar-me sem limpar muito bem a pele do rosto!
    5. Alimentação saudável: tenho vindo a mudar a minha alimentação há algum tempo e o meu corpo e saúde têm agradecido e muito!
    6. Protetor solar todo o ano: não passo sem e também não me importo de ser uma lula se isso me trouxer benefícios mais tarde!
    7. Preferir qualidade a quantidade: sempre o fiz mas cada vez mais sou assim. É uma sensação de liberdade como não há igual!
    8. Higienização dos acessórios de beleza: não uso maquilhagem mas a escova de cabelo é lavada com frequência, a escova de dentes é trocada no máximo a cada 3 meses e o puf do banho é trocado todos os meses!
    9. Respeitar prazos de validade dos produtos: sempre o fiz e espero continuar a fazer!
    10. Hoje é o meu dia: é sempre no dia em que vou à esteticista e se conjugar com uma ida ao cabeleireiro então é a cereja no topo do bolo!
    No geral até que sou uma boa menina! :)
    No último ano tenho vindo a trabalhar para me tornar uma melhor pessoa a todos os níveis e tem sido uma experiência fantástica! Obrigada pelas dicas e pela partilha constante!
    Um grande beijinho de bom ano!!
    Tudo de bom!!!
    Cris

    P.S.: Peço desculpa pelo testamento!;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Cris!

      Não tens que pedir desculpa, eu adoro testamentos! ehehe
      Eu já sabia que eras uma boa menina mas agora tive a certeza absoluta! :)
      Eu infelizmente só tenho um grande problema com a água. Quando bebo muita água (mais do que estou habituada porque muita nunca é) fico super mal disposta e a digestão tem tendência a parar. :/

      Mais do que tentar ser uma melhor pessoa para os outros, tenho tentado ser uma melhor pessoa para mim. Afastar o que faz mal, mudar comportamentos que sufocam e não deixar uma única palavra por dizer.

      Que o teu ano de 2016 te traga tudo aquilo que mais desejas pois mereces querida!

      Grande Beijinho

      Eliminar
    2. Faz infusões e chás (sem açúcar!), pode ser que ajude! Bebe sempre um copo de água ao acordar e antes de ires dormir! Vai fazer maravilhas por ti!
      Também tenho trabalhado por ser uma melhor pessoa para mim! É duro mas, acredito, que recompensador! ;)
      Beijinho

      Eliminar

Blogger templates by pipdig