25 novembro 2015

Christmas is all around #1 - O jantar da empresa

 Eu poderia, e devia, começar esta nova rubrica com a minha lista de desejos. Vamos deixar as futilidades de lado e começar com um post útil para vocês. Quem é amiga, quem é?
 Recebo muitas mensagens com pedidos de ajuda em relação a vários temas mas hoje recebi uma de alguém muito especial. Qual não é o meu espanto quando oiço o sinal de mensagem no telemóvel e vejo que é um pedido de ajuda do meu mais-que-tudo.

 - "Amor, o que é Smart Elegant no que diz respeito ao dress code?"

 Smart Elegant é um estilo apropriado à ocasião, neste caso um jantar de Natal da empresa. O outfit escolhido deve ser semi-formal e cuidado, não entrar em exageros.

 Não lhe disse (e ele vai ler isto) mas fiquei contente com o seu pedido de ajuda. É sinal que ele acha que eu até percebo alguma coisa do assunto. E porque é que ele fez esta pergunta? Porque vai ter o jantar de Natal da sua empresa já na próxima sexta-feira. Em primeiro lugar, aplaudo de pé a decisão da empresa de estabelecer um dress code. Quando recebemos a notificação do jantar/almoço de Natal da nossa empresa começamos imediatamente a pensar no que vestir. Contudo, é importante ter alguns pontos em consideração para não cair no ridículo.


  •  Respeitar sempre o dress code
  Ora então esta era desnecessária mas nunca é demais lembrar que devemos respeitar aquilo que nos propõem. Se a empresa exige um dress code semi-formal é assim que vocês devem ir. Ainda que não seja o vosso estilo façam um esforço, é apenas uma noite. Já me aconteceu ir a galas onde o dress code é formal e haver pessoas de polos e calças de ganga.
 Chame a atenção pelo look elegante e não por ser a "ovelha-negra" do jantar que não respeita as regras. Não deixe o seu chefe a pensar que é um rebelde, pode sair-lhe caro no futuro.
 Pode haver o caso em que a empresa não inclua dress code no convite. Nesse caso, pode ir dentro do seu estilo normal mas sempre cuidado e arranjadinho.


  • A guerra da mini-saia
  Já sabemos que queremos sempre estar impecáveis no dia do jantar da empresa. Convivemos com todos os colegas e, sobretudo, com os chefes/presidentes/CEO´s. Lá porque quer engatar o rapaz do departamento Financeiro isso não quer dizer que tenha que levar a saia mais curta do seu roupeiro. Também não existe a batalha do vestido mais curto e de quem tem as melhores pernas. É um ambiente mais descontraído mas ainda assim são as pessoas que trabalham consigo diariamente. Não vai querer ser recordada como a rapariga que mostrou as suas cuecas cor-de-rosa no jantar de Natal de 2015.

  • Para ser lembrada não precisa de ser extravagante, precisa de irradiar elegância

  Já falámos do comprimento das saias e vestidos (aconselho a que o mesmo seja um ou dois dedos acima do joelho no máximo) e agora vamos à parte dos decotes. Há quem tenha muito para mostrar e faça questão disso. Não é o sítio e a ocasião certa, muito controlo na hora de escolher o decote. Faça com que a atenção dos demais se prenda na sua conversa e bonitos olhos do que no decote. 
 Deixe também de lado os brilhos e lantejoulas. Só pequenos apontamentos são permitidos. Não é por ser Natal que tem que usar um vestido dourado cravado a lantejoulas e que brilha mais que a estrela do cimo da árvore. Palavra de ordem: discrição.

  • Deixe os adereços de Natal em casa
 Ah e tal é Natal e vou levar a minha bandolete de rena, o meu nariz que brilha e os meus óculos em forma de árvore de Natal. Mas é que nem pense, só se a empresa pedir para levar UM adereço. Caso contrário não vai ser o palhaço de serviço com o CEO a olhar para si. 

  • Maquilhagem maravilhosa

 Estão autorizadas a brilhar no que toca à maquilhagem. Já que durante o ano inteiro a mesma deve ser discreta, é esta a ocasião para fazer algo mais dramático e que lhe dê um ar irrepreensível. Aposte num delineado ou olhos esfumados, pode colocar uma sombra prateada q.b e um batom forte. Tudo o que é demais enjoa: ou olhos dramáticos ou boca com um batom lindo. As duas é fruta a mais. 

  • Mantenha a postura

 A postura é tudo. As boas maneiras traduzem-se na forma de vestir e no diálogo que consegue manter com as outras pessoas. Respeite a opinião de cada um, não fale por cima dos outros e não ultrapasse os seus limites no que toca à bebida. O seu comportamento está a ser observado, desde a maneira como se veste, como come, como mantém um diálogo. Tudo é tido em conta por isso divirta-se mas sempre de forma elegante.

 Deixo aqui algumas sugestões de looks para o dress-code Smart Elegant.



Imagem via Women Outfits







Imagem via The August Diaries



Imagem via The Stylish Wife



Imagem via Quite Continental




SHARE:

2 comentários

Blogger templates by pipdig