11 junho 2015

Receitas de Verão | Massa fria de queijo feta, tomate cherry e bróculos

 O Verão pede refeições mais leves e, ainda assim, saborosas. Principalmente naqueles dias em que planeamos uma ida à praia ou à piscina e não queremos atafulhar o estômago com comida pesada. Devemos facilitar a digestão mas sempre respeitando o período de 3 horas até que a comida seja totalmente digerida pelo nosso sistema digestivo.
 Durante o fim-de-semana procuro fazer uma alimentação mais equilibrada e dou preferência a massas frias, saladas e peixe grelhado. A primeira receita é de uma massa que faço com alguma frequência e sabe muito bem acompanhada com um chá gelado. É fácil de fazer e podem tirar proveito do que têm no vosso frigorífico.

Ingredientes:

 - Massa penne integral (faço a quantidade a olho)
 - 6 a 8 tomates cherry
 - Queijo feta (podem substituir por fatias finas de parmesão)
 - Bróculos ( a minha regra é haver algo verde nesta massa: bróculos, ervilhas, espinafres, rúcula,etc)
 - Mangericão

Modo de preparação:

 Coza a massa penne em água a ferver com sal. Consulte a embalagem para perceber qual o tempo ideal de cozedura. Coza também os bróculos em água temperada de sal.

 Agora tem duas opções:

 - Retire a massa quando estiver cozida e coloque num escorredor. Coloque debaixo de água fria para arrefecer e deixar a massa mais solta. Coloque no prato onde vai servir e junte os tomates cherry cortados ao meio, o queijo feta em cubos e os bróculos cozidos. Vaporize com vinagre balsâmico ou de cidra e um fio de azeite.
 Esta é a minha maneira preferida de confeccionar este prato no Verão.

 OU

 - Retire a massa quando estiver cozida. Passe por água fria para soltar a massa. Num Wok coloque um fio de azeite e um dente de alho picado e o tomate cherry e os bróculos cozidos. Junte a massa para saltear. Coloque no prato e decore com o queijo feta e uma folha de mangericão. Sirva quente.

 Eu confesso que gosto de enaltecer as minhas massas frias de Verão com vinagre balsâmico e um fio de azeite. Dá um toque fresco e de sabor ao prato mas nem todos gostam.



Todas as minhas massas de Verão levam tomate cherry. É um ingrediente que dá muito sabor e liga bem com quase todos os ingredientes.


Um prato leve, colorido e saboroso. A massa integral da Milaneza foi uma agradável surpresa. O mesmo sabor e muito mais saudável que a massa dita "normal".

O livro que estou a devorar: Brunch, de Cláudia S. Villax. Imperdível para quem gosta de aproveitar os Domingos para fazer pequenos-almoços tardios com um cheirinho a almoço. Só coisas boas e eu quero experimentar tudo!
SHARE:

4 comentários

  1. Tem um ótimo aspeto!
    Vou, sem dúvida, experimentar! ;)
    Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostares do sabor do vinagre experimentar colocar um pouco. :)

      Depois diz-me se gostaste!

      Ana

      Eliminar
  2. Ai que coisa mais saudável e uhmmmm que vontade de comer me deu!
    Beijos <3

    estranhanoparaiso.com.br
    youtube.com/estranhanoparaisoh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É saudável mas com imenso sabor! :)

      Beijo,
      Ana

      Eliminar

Blogger templates by pipdig