25 junho 2015

Cirurgia ocular com laser

 Como devem ter percebido ao longo dos últimos dias, realizei no passado Domingo uma cirurgia refractiva ocular com a tecnologia de laser. Há muito que sonhava em libertar-me das lentes de contacto e dos óculos. Aliás, julgo que esse é o sonho mais comum a todas as pessoas que sofrem de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Recebi algumas mensagens de encorajamento para a cirurgia e com feedback bastante positivo. Recebi outras tantas com pedidos para falar da cirurgia porque também essas pessoas desejavam livrar-se dos óculos mas tinham medo.

 Nunca tive medo e sempre desejei realizar a cirurgia. O meu médico anterior dizia-me que eu não podia fazer a cirurgia, mesmo sem realizar exames complementares. Ora era porque tinha os olhos amendoados ou porque a miopia não estabilizava. Isto tudo porquê? Porque ele não fazia este tipo de cirurgia e não queria passar trabalho a outro colega. Ora bem, também o meu médico actual me disse que ao fim de um ano e meio a miopia podia regredir por ser uma doente com muitas dioptrias. No meu ponto de vista é preferível ter uma dioptria do que seis ou sete. Mas isso é só um cenário, não quer dizer que aconteça.

 Passo então a explicar a quem se destina este tipo de cirurgia e qual o processo e espero que sirva de incentivo a outras pessoas que sonham em acordar e ver tudo nitidamente, tal como eu.

 No olho normal as imagens passam pela córnea, pelo cristalino e vão ser projectadas na retina. Nestas condições a imagem é nítida. Quando esta situação não acontece surgem os erros refractivos. No meu caso, sofria de miopia e astigmatismo, um mal nunca vem só. No caso da miopia, ocorre quando a córnea é demasiado curva ou o olho demasiado longo. A imagem é focada à frente da retina, resultando uma imagem turva na visão ao longe.

Em que consiste a cirurgia através de raios laser?

 Devido ao grande poder refractivo da córnea e esta estar facilmente acessível, este tipo de cirurgia baseia-se em modificar a potência refractiva da córnea, através de raios Laser, modificando e remodelando a superfície desta.

O que é preciso para realizar a cirurgia?

 Em primeiro lugar, e como é óbvio, deve realizar uma consulta oftalmológica com o seu médico. Se for um bom candidato serão realizados alguns exames pré-operatórios para poder verificar a possibilidade ou não da execução da cirurgia. Um dos exames destina-se a medir a profundidade da córnea e perceber se esta tolera os raios Laser.

Como é realizada a cirurgia?

 Esta cirurgia é feita em ambulatório, ou seja, não há necessidade de internamento e a anestesia utilizada é através de gotas oculares. Seguidamente é colocado um aparelho que segura as pálpebras de modo a que não seja possível pestanejar e fechar os olhos durante o tratamento. A utilização do Laser só é possível quando se levantar uma pequena película de córnea e este corte é feito com um microqueratótomo. Esta é a parte mais delicada da cirurgia, quando um pequeno instrumento faz pressão no olho e cria essa película. Dura apenas 15 segundos e é importante que estejamos calmos e tranquilos.
 Depois de levantada a película é feito o Laser que irá remodelar a córnea conforme a graduação prévia que é introduzida no computador. Depois do laser a película é novamente colocada sobre a córnea, delicadamente, com o objectivo de proteger a acção do laser.

 Os principais sintomas após a cirurgia surgem nas primeiras horas. É necessário o uso de óculos de sol que sejam 100% resistentes a raios UV, isso é essencial. Para além dos óculos é necessário respeitar a medicação que o médico nos indica. O prazo de cicatrização depende de cada pessoa e das diferentes graduações.

 Foi óptimo quando me chamaram para a cirurgia e o médico me disse que podia entregar os óculos à minha Mãe, não ia precisar mais deles. Foi maravilhoso e a recuperação está a ser fantásticas, melhor do que alguma vez imaginei.

 Se quiserem falar um pouco sobre este assunto ou tirar alguma dúvida podem enviar-me um e-mail para anna.styleandliving@gmail.com e responderei com todo o gosto! :)



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger templates by pipdig