07 maio 2015

Compras online: É seguro?







 Este é um tema que me foi sugerido no badalado questionário de satisfação que fiz e que ainda está online, se quiserem responder. Muita gente me pergunta se faço compras online e quais os sites mais fiáveis. São questões legítimas para quem nunca efetuou compras pelo mundo da internet. No entanto, já tinha feito um post a falar sobre as vantagens e desvantagens das compras online (aqui). Hoje vou aprofundar mais um pouco o tema.
 Confesso que ao início também tinham receio e pensava o que poderia fazer caso alguma coisa corresse mal. O que é certo é que o que custa é dar o primeiro passo e realizar a primeira compra. Existem muitas pessoas que não são de confiança e que nos querem passar a perna mas não podemos partir do pressuposto que nos vai surgir alguém assim, temos que dar sempre o benefício da dúvida.
 Para mim não existe nada melhor do que estar sentada no meu sofá, com o meu computador e um copo de vinho a desfrutar das compras online. Posso estar com o cabelo desgrenhado, com uma t-shirt velha e ninguém me vai criticar, ninguém me vê.
 Vou então responder a algumas questões que me colocam com frequência.

 1 - É seguro realizar compras através da internet?

  O meu maior receio prendia-se com o pagamento, sem dúvida alguma. Nunca apanhei vendedores fraudulentos e só houve uma situação em que fiquei mesmo desiludida mas já lá iremos. Eu continuo a achar que, com os meios de pagamento adequados, uma compra online tem tudo para correr bem. Existe o risco de não enviarem a vossa encomenda? Existe. Mas não adianta pensar que vai correr mal.

2 - Quais os métodos de pagamento mais seguros?

 Para mim o método de pagamento mais seguro é o Paypal. É muito simples e seguro, considerada por muita gente como a forma mais segura de fazer pagamentos. Sempre que fazemos uma compra com opção de pagamento Paypal só têm que fazer o login do Paypal e confirmar o pagamento, não precisa fornecer os seus dados ao vendedor. A única coisa a que o vendedor tem acesso é à sua morada. É rápido, seguro e grátis. Engloba os seus dados do cartão de crédito mas guarda essa informação e mais ninguém vê, não havendo o risco de clonarem os vossos cartões. O vendedor recebe uma mensagem em como foi efectuado um pagamento da vossa parte e já está. Se um vendedor não tiver sistema de pagamento Paypal eu procuro sempre alternativas e vendedores que aceitem esta forma de pagamento.
 Existem pessoas que não querem fazer Paypal e preferem pagar com visa e fornecer os seus dados. Como está mais exposto a fraudes eu sugiro que utilize uma conta que movimente pouco dinheiro. No cause de fraude os vigaristas não vão conseguir sacar muito dinheiro.

Quais as lojas online que recomendo:

 Maquillalia - A melhor loja online do que toca a produtos de maquilhagem e cosméticos. Os portes são grátis para compras superiores a 20€. Tem centenas de produtos em conta e já me aconteceu fazer uma encomenda numa manhã e receber os produtos no dia a seguir. Melhor que isto é impossível.
Além do mais, é uma loja online que sabe cativar os clientes e por isso acho que quem compra volta sempre uma ou mais vezes. Junto com a vossa encomenda recebem sempre um mimo e um cartão com o nome da pessoa que separou os vossos produtos e a pessoa que tratou da embalagem. Acaba por não ser uma forma fria de comércio online, existe uma tentativa de aproximação com os clientes e isso é fantástico. Como presentes já recebi um saco de gomas, uma sombra em creme e uma máscara de pestanas. Para mim é uma loja TOP e recomendo!

Sheinside - É o site onde mais gosto de comprar roupa (não estou a contar com a Zara, Mango, etc). É muito abrangente e tem muito por onde escolher, o que é óptimo! Comprei imensas peças na estação passada e todas elas de acordo com as minhas expectativas no que toca a materiais e tamanhos. Só houve uma peça que estava esgotada e eles informaram-me e eu pude escolher outra peça, super profissionais. O prazo de entrega normalmente é de 3 semanas mas eu acho que compensa.
Dicas: subscrevam a newsletter para receber códigos promocionais que vos podem dar bons descontos. Como os portes só são grátis a partir de 99$ juntem com as vossas amigas e façam a encomenda juntas para poder beneficiar dessa vantagem.

Choies - Conheci a Choies antes de conhecer a Sheinside e fiz compras neste site duas vezes. Pude aproveitar de uma campanha onde os portes eram totalmente grátis. São as duas bastante parecidas e a variade de escolha também é imensa mas ainda assim eu tenho sempre uma queda para a Sheinside. Gosto imenso das peças que comprei na Choies e utilizo-as com bastante frequência. Como fui pesquisar o site para vos mostras já fiquei de olho em alguma coisas. ehehe

Skin - Nesta loja online podem encontrar cremes de rosto, de corpo, produtos para cabelo e maquilhagem. Podem encontrar marcas tão conhecidas como Caudalie e Lierac e tem imensa variedade de outras marcas. Os portes são grátis para compras superiores a 30€.

Ebay - Quem nunca ouviu falar no Ebay? É a maior plataforma de vendas online e lá podem encontrar de tudo! Tudo o que vocês puderem imaginar. No Ebay já comprei artigos de maquilhagem, roupa, ténis, tecidos,etc. Como escolher o vendedor certo? No final de cada transacção é feita uma avaliação ao vendedor por parte do cliente e vice-versa. Essa avaliação serve para dar uma pontuação ao vendedor e um feedback aos possíveis compradores. Assim percebem se é um vendedor de confiança ou não. Verifiquem sempre se enviam para o nosso país e se aceitam Paypal e vejam os comentários a cada vendedor antes de efectuar qualquer compra.

O site que não recomendo:

Ingruccia : A minha pior experiência de compras online. Há quem adore e divulgue, eu divulgo mas a minha má experiência infelizmente. Realizei uma compra que demorou meses e quando questionei a primeira vez faltava um produto apenas, quando questionei a segunda faltava outro. Não recebi os produtos e no entanto a encomenda aparece como "finalizada" e "enviada". Para onde foi enviada não sei mas para a minha morada não foi de certeza. Sempre que não há um produto ou está esgotado é dever das lojas online informar o cliente e perguntar como quer fazer: devolução do dinheiro ou escolha de outro artigo. No meu ponto de vista é assim que funciona. No caso da Ingruccia deixaram arrastar o caso e nada fizeram. É lamentável e com toda a certeza que não volto a fazer compras nesta loja online, que por acaso até é fundada por portugueses.


 Como podem ver, em tantos anos de compras online só ainda tive uma má experiência. Tirando esta pequena excepção estou super satisfeita e nunca me arrependi de nada do que tenha comprado. É muito importante ler sempre os feedback´s às lojas e perceber se são ou não de confiança. Se tiverem mais alguma questão que queiram ver esclarecida relativamente a este tema podem sempre enviar-me um e-mail.

Beijinhos e boas compras!


SHARE:

2 comentários

  1. Olá Ana. Muito obrigada pelas dicas. Acrescento ainda que em alternativa ao paypal pode ser usado o sistema MBNET (em que é criado um cartão virtual (de débito ou de crédito) que pode ser usado uma única ou mais vezes. Alguns bancos disponibilizam ainda (para clientes e não clientes) os chamados cartões pré-pagos, que tal como um cartão de crédito tem o CJV que permite validar as compras. Este tipo de cartão não se encontra associado a nenhuma conta, sendo carregado pelo montante que o utilizador quiser, mediante entidade e referencia, ou seja, tal como se efetua o carregamento do telemóvel ou o pagamento de qualquer serviço/compra via multibanco ou homebanking.

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig