14 abril 2015

Óleo de côco - 10 formas de usar

 Confesso que há imenso tempo que andava à procura do famoso óleo de côco. Procurava no supermercado, nas para-farmácias e nada! Muito se tem falado ultimamente nos benefícios deste óleo para quem quer perder uns quilos. Não preciso de emagrecer, é um facto, mas quis explorar todas as potencialidades deste produto e vão ficar a saber onde podem usar e onde comprar.
 Quando me falavam em óleo de côco eu procurava um frasco com óleo, literalmente. Mas não, este óleo é especial e a sua embalagem é composta por um frasco tipo de compota e a sua textura, apesar de oleosa, é tipo manteiga. Por se tratarem de produtos biológicos e naturais que respeitam processos de extração tradicionais, estes produtos têm um preço mais elevado. Mas como em tudo, existem diversas marcas e preços, é uma questão de procurar bem. Podem encontrar o óleo de côco em casas de produtos naturais como por exemplo o Celeiro e Terra Pura. O meu frasco foi comprado na Terra Pura e, segundo a empregada, escolhi bem esta marca porque até tem um cheiro agradável a côco. Existem outras marcas que o cheiro é um pouco mais desagradável e isso nós não queremos, pois não?
 Vou-me deixar de mi-mi-mis e vou passar ao que realmente interessa: onde podemos nós aplicar este produto? A sua principal utilização é, com toda a certeza, a nível culinário. Mas também o podem utilizar na vossa rotina de beleza.

 1 - Máscara de hidratação para o cabelo

 Também são daquelas "felizardas" que têm o cabelo baço? Juntem-se ao clube! Consigo conferir algum brilho ao cabelo com a escolha dos produtos certos mas quando começa a chegar para as pontas acabou o brilho. Uma boa solução para dar uma boa dose de hidratação ao cabelo é fazer uma máscara de longa duração com o óleo de côco que para além de hidratar ajuda no crescimento do cabelo (ainda não consigo dizer se é ou não verdade e se resulta no meu cabelo). Antes de dormir faça um rabo-de-cavalo para evitar que o óleo chegue às raízes. Divida o cabelo por mechas e aplique uma quantidade generosa de óleo no cabelo com especial incidência nas pontas. Depois faça uma trança e faça um apanhado. Deixe actuar durante toda a noite e de manhã lave o seu cabelo como habitualmente.

2 - Hidratante labial

 Sou viciada em batons do cieiro, lipbalms e tudo o que hidrate os lábios. Quando não uso sinto falta e os lábios começam logo a repuxar! À noite, juntamente com a minha rotina de pele, costumo utilizar o óleo de côco para hidratar os lábios durante a noite. Tem um sabor maravilhoso! Como não dá muito jeito usar o frasco grande dentro da mala optei por colocar um pouco de produto numa caixa de lentes de contacto que já não utilizava e agora anda comigo para toda a parte.


3 - Suavizante de cutículas

 Eu não tenho, por norma, muitas cutículas para retirar. Também não faço a minha manicure em casa por ser um verdadeiro desastre a pintar unhas e porque sou fã de unhas de gel e deixo esse trabalho para a minha São. Se gosta de arranjar as suas unhas experimente utilizar o óleo de côco para suavizar as suas cutículas antes de remover.


4 - Óleo de corpo

 Hidrata cabelo, lábios, cutículas e também hidrata a pele do nosso corpo. Eu prefiro aplicar com a pele molhada porque ajuda a espalhar mais facilmente mas fica ao gosto de cada um. Não sou grande fã do cheiro do côco e fujo a sete pés de protetores solares com este cheiro super enjoativo. Acontece que por ser em óleo o cheiro não é excessivo e acaba por ser tornar agradável.

5 - Anti papos, olheiras e companhia

 No post que fiz sobre o combate às olheiras, dei a dica para utilizarem o óleo de amêndoas doces na zona abaixo dos olhos. Se o óleo de amêndoas doces faz bem o óleo de côco também fará com toda a certeza. Coloque um pouco nos dedos e aqueça com os próprios dedos antes de aplicar para uma melhor absorção do produto.

6 - Desmaquilhante de olhos

 Já repararam que os desmaquilhantes de olhos mais eficazes são aqueles compostos por óleo, certo? O óleo ajuda a remover a maquilhagem mais díficil como é o caso da máscara de pestanas e do lápis preto. Coloque um pouco do óleo de côco num disco de limpeza e passe de forma suave na zona dos olhos para remover a maquilhagem. É simples e 100% natural.

7 - Iluminador de rosto

 Os meus iluminadores de rosto preferidos são em creme ou stick. A grande maioria destes produtos têm óleo de côco na sua composição e por isso podemos usar o óleo, numa quantidade pequena claro, para iluminar a zona acima das maçãs do rosto e dar um aspecto radiante à nossa pele.

8 - Suavizar Estrias e cicatrizes

 Os produtos mais eficazes no combate às estrias são produtos à base de óleos, como é o caso do já muito conhecido óleo de rosa mosqueta. Pode usar o óleo de côco para ajudar a disfarçar as malvadas estrias e caso tenha cicatrizes também poderá utilizar. Paras as futuras mamãs este produto poderá ser um complemento ao creme gordo para prevenir o aparecimento de estrias.

9 - Sorriso mais branco

 Quem não gosta de um sorriso branco? Uma vez por semana pode fazer uma mistura de óleo de côco e bicarbonato de sódio para escovar os dentes. Deixe actuar por 5 minutos e verá o seu sorriso mais brilhante e branco!

10 - Tratamento de queimaduras e escaldões

 Queimou-se no fogão ou abusou do sol na praia e parece um tomate? Mantenha a calma e pegue no seu frasco de óleo milagroso e passe na área afectada, massajando suavemente. Se apanhou um valente escaldão e tem o corpo a arder peça ao namorado/marido para lhe dar uma valente massagem com o óleo de côco e é o dois-em-um. :)

 Já experimentaram utilizar este produto? Ficaram tentadas a experimentar? Eu aconselho vivamente e acho que não me vou separar dele tão cedo.



É um óleo que na temperatura ambiente fica com este aspecto. Ao ser utilizado na culinária não liberta fumos e é muito saudável.


O meu cabelo está muito mais hidratado.





SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger templates by pipdig