27 abril 2015

Have a wonderful week #7 (And a wonderful life!)

 O drama só nos trama.
 Percebi isso a semana passada. Sim, só a semana passada. Mesmo correndo o risco de parecer a Tia Maya hoje venho falar das energias, aquelas que recebemos e enviamos.
 Certamente já devem ter percebido que quando passam algum tempo com pessoas dramáticas, negativas e cujos pensamentos são altamente destrutivos, uma aura negra abate-se sobre nós. Toda a energia que estamos a canalizar dessa pessoa é nociva ao nosso bem-estar. Involuntariamente absorvemos os mesmos pensamentos e energia negativa perante a vida e aquilo que nos rodeia. Por outro lado, existem as pessoas que emanam energia positiva e nos deixam super bem-dispostos. Quer seja porque têm sempre uma palavra de encorajamento, por estarem sempre a sorrir ou por transmitirem serenidade. São essas as pessoas que devem fazer parte do nosso círculo.
 Nunca fui dramática mas sentia que há dois meses alguma coisa tinha mudado. Eu não era assim mas de um momento para o outro via-me a fazer tempestades em copos de água. Tudo era pretexto para me chatear a sério e soltar a fera que havia em mim. Calm down, girl!
 Via-me absorvida pelo trabalho e levava-o comigo para casa. Dia sim, dia sim. As noites eram para fechar os olhos e não para descansar. Acordava sobressaltada e consultava os e-mails uma e outra vez para me certificar que tinha enviado e respondido a todos os e-mails. O meu cérebro estava constantemente em alerta e por isso não descansava as 8 horas mínimas diárias. Sentia que tinha o cérebro a queimar e não lhe podia exigir mais, tinha que lhe dar o merecido descanso.
 Existem lufadas de ar fresco na nossa vida, pessoas que nos encorajam a agitar a nossa vida porque o açúcar está no fundo. Foi isso que me aconteceu na semana passada. Percebi que drama a mais significa vida a menos. Cabelos brancos a mais, rugas a mais, stresses a mais e cansaço, muito cansaço! Percebi que tinha que emanar energia positiva, para me sentir bem comigo e para fazer os outros felizes. Existem alguns truques para que comecem a encarar a vida de maneira diferente:

 1 - Mude o seu dia logo ao acordar

 Existem pessoas que acordam bem dispostas e outras a quem não se pode dizer nada correndo o risco de levarmos com algum objecto pela cabeça. Por norma acordo sempre bem-disposta e alguns dias até salto da cama a cantar. Só não me podem fazer muitas perguntas. Respondo a todas as perguntas mas só passada meia hora de abrir os olhos.
 A forma como acordamos e encaramos o dia diz muito sobre nós. De que vale acordar a resmungar por ter que ir trabalhar? A minha visão mudou quando um dia, depois de um desabafo meu sobre o acordar e ter que ir trabalhar, alguém me disse: "Quem me dera ter que acordar todos os dias cedo e preparar-me para ir trabalhar. Era sinal que tinha uma vida melhor e não estava no desemprego.". Dá que pensar não?

2 - Páre de reclamar!

 De nada adianta reclamar de acordar cedo. Os seus lamentos não vão fazer com que o seu chefe chegue ao pé de si e diga "Ah e tal como reclamas tanto por acordar às 07h podes entrar uma hora mais tarde só para descansares melhor". Tirem o cavalinho da chuva. Para quê reclamar? Reclamar e lamentar atrai energias negativas e sem dar por isso está a reclamar de tudo e de todos. Não vai resolver os seus problemas e vai chatear-se em vão. Para perceber quantas vezes reclamamos durante o dia eu sugiro que coloquem um elástico no pulso direito. Cada vez que reclamarem passem o elástico para o pulso esquerdo. Perceba que razões o levaram a reclamar e se isso o ajudou em alguma coisa ou se foi correcto. Depois de tirar conclusões passe novamente o elástico para o pulso direito. Se o elástico passar grande parte do dia no pulso esquerdo é um refilão por natureza, faça qualquer coisa para mudar!

3 - Encontre formas de relaxar

 Cada pessoa é um caso diferente e deve encontrar uma forma de relaxar eficaz para si. Há quem faça meditação e encontre nessa uma forma de se abstrair dos problemas. Para outras pessoas, é no exercício físico que encontram o seu momento de descompressão. Para mim, por exemplo, encontro o meu momento de relaxamento a escrever (talvez seja por isso que tenho um blog) ou a criar algo novo na cozinha.
 Dica: De certeza que tem uma música que o faz querer tirar o pé do chão. De manhã, enquanto se prepara ou toma o pequeno almoço, coloque a música no telefone/pc/tablet e sinta a boa disposição a chegar até si.

4 - Seja o tipo de pessoa que gostava de conhecer

 Muitas vezes refilamos daquela pessoa refilona que passa o dia com o modo *mau-humor* ligado. Estamos a seguir o mesmo caminho. Pense no tipo de pessoas que gosta de conhecer: queridas, sorridentes, bem-dispostas, inteligentes. Todos nós elaboramos um estereotipo de pessoa ideal, aquela de quem todos gostam. Trabalhe nisso, melhore os seus defeitos e perceba que muitos deles podem ser limados e ajustados. É teimoso e detesta pessoas teimosas? Pense porque detesta pessoas teimosas e perceba porque devia mudar.

5- Não espere sentado, corra atrás

 A única coisa que cai do céu é a chuva. Não espere sentado à espera que a vida mude, mude você. Vá atrás dos seus sonhos por mais descabidos que eles lhe pareçam. O que interessa é que é o SEU sonho, não dê ouvidos a criticas com o objectivo de o fazer desistir. De muitas ideias descabidas nasceram negócios de sucesso e que serviram de inspiração a empreendedores.

6 - Faça alguém feliz todos os dias!

  Sabemos fazer a nossa família e amigos felizes, à nossa maneira. Mas já teve o prazer de mudar o dia de alguém conhecido ou, pelo contrário, alguém que nunca viu na vida? É das melhores sensações e é muito gratificante. As outras pessoas não precisam que lhe aponte as fraquezas, elas conhecem-nas melhor que ninguém. Se gosta de se sentir especial os outros também gostarão e não precisa de muito para mudar o dia de alguém. Elogie, mostre um sorriso e seja cordial com todos. Mesmo com quem não merece, normalmente é quem mais precisa de receber uma palavra de conforto. Faça com que as energias negativas de alguém sejam eliminadas com as boas energias que você partilha.


7 - Não se deixe dominar por aquilo que não consegue controlar

 Muitas vezes estamos em baixo por razões que para nós têm fundamento. Se não consegue controlar uma situação porquê chatear-se? Por masoquismo?
 Aprenda a libertar-se de todas as situações que não consegue controlar. Se puder fazer algo para inverter uma situação então aí deve actuar. Se não houver nada a fazer então passe o assunto à frente.
 O tempo em que está a ser controlado por problemas que não podem ser resolvidos por si é tempo perdido.


8 - Não reclame dos dias maus, tire lições

 Está a ter um dia daqueles e só deseja que acabe? É normal, todos nós temos desses dias e temos que saber dar a volta por cima. Se está a ter um dia mau recompense-se. Teve um dia dos diabos? Hoje faça o seu jantar preferido e convide os seus amigos.
 Para sabermos dar o devido valor aos momentos bons da nossa vida temos que experienciar o outro lado da medalha. É isso que o vai ensinar a apreciar a vida e aquilo que de melhor ela lhe oferece!





SHARE:

2 comentários

  1. Claro que há dias menos bons, mas sem dúvida que maioritariamente é esta a minha filosofia de vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E somos bem mais felizes se seguirmos estes passos Sónia! :)

      Beijinho

      Eliminar

Blogger templates by pipdig