22 dezembro 2014

Experiência sensorial - Restaurante 5amêndoas

 Hoje venho falar-vos de uma novidade para mim, um sítio magnífico na minha cidade que eu ainda não tinha o prazer (e que prazer!) de conhecer. O restaurante 5amêndoas situa-se no requalificado Vitória Stone Hotel em Évora, muito próximo da Arena d´Évora e do centro histórico. A localização é sem dúvida uma mais valia mas hoje falamos da qualidade, simpatia e atenção com as quais fomos gentilmente recebidos.
 Depois de muito me aconselharem a visita a este novo espaço eu decidi que esta altura do Natal seria a ideal para descobrir novos sabores. Évora é conhecida pela sua gastronomia e não é preciso escrever aqui as razões. Felizmente temos excelentes restaurantes onde podemos apreciar a tradicional cozinha alentejana e alguma cozinha de fusão. Tenho os meus sítios de eleição, aqueles onde sou bem recebida e já sabem o que gosto de comer e beber.
 A visita ao restaurante 5amêndoas alterou drasticamente o meu top de restaurantes preferidos da minha cidade. O nome é curioso e tem uma história que reflete bem a imagem deste espaço. O nome remonta a uma tradição ancestral da oferta de 5 amêndoas aos convidados que significam saúde, longevidade, fertilidade, prosperidade e felicidade. Percebem agora porque era tradição oferecerem 5 amêndoas nos casamentos?
 O que salta à vista em primeiro lugar é a decoração do espaço e o tamanho ideal para que nos sintamos confortáveis. A decoração é simples mas muito elegante e ali encontram o espaço perfeito para um jantar de Natal mais pequeno, para um jantar de amigos ou até mesmo um jantar a dois.A simpatia com a qual somos recebidos desde o átrio de entrada até à nossa mesa é notória e faz com que nos sintamos ainda mais abraçados pelo espaço e por todo o staff.
 A comida é a principal responsável por esta experiência sensorial que nos desperta cada sentido. Literalmente. Desde as entradas até à sobremesa, passando pelo bom vinho tinto, é um estímulo ao nossos sentidos. Temos necessidade de saborear cada prato com os olhos fechados e a explosão de sabores é simplesmente incrível. Eu não sei há quanto tempo não entrava num espaço onde estivesse tudo perfeito e que a comida não tivesse um único defeito a apontar. Adianto que não é fácil nos dias de hoje, onde todos são cozinheiros mas muito poucos são mestres.
 No final da refeição eu saí tão satisfeita que só tinha vontade de entrar pela cozinha e fazer uma vénia ao Chef pelo excelente trabalho. Ao Chef e a todo o staff pela simpatia e profissionalismo e pela experiência maravilhosa que nos proporcionarem, mesmo sem saberem.


A decoração das mesas.


Adorei a decoração por ter as minhas cores preferidas: cinza, nude e branco.


Para quê complicar na escolha para entradas? O Aconchego é composto por aquilo que o Alentejo tem de melhor: pão alentejano ligeiramente torrado, manteiga aromatizada com ervas, queijo de cabra e azeitonas (nunca podem faltar numa mesa alentejana).


A primeira ida ao céu foi com este gratinado de gambas e espinafres. Os sabores estavam todos muito acentuados e foi uma óptima forma de começar a nossa refeição.


Uma fusão de sabores maravilhosa: Lombinho de porco com castanhas e vinho do porto acompanhado por migas de tomate. Sou esquisita no que toca a migas e estas foram as melhores que comi até hoje.


Licor de Bolota. Então e não é que sabe a nutella? Haverá coisa melhor que nutella numa garrafa e em forma de licor?


Quando publiquei esta foto no blog uma seguidora apelidou este bolo como "Bolo do Demo". Não encontro melhores palavras para descrever esta maravilha. Nada de complicado: bolo de chocolate com calda de chocolate negro. Não precisamos complicar quando os sabores são tão intensos que nos deixam a salivar por mais.

Aconselho vivamente a visita a este restaurante onde com toda a certeza sairão com o estômago e o coração cheios. Fica no Vitória Stone Hotel e podem consultar a página de facebook aqui.

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger templates by pipdig