22 outubro 2014

O xadrez volta a estar na moda

 Na minha opinião foi um padrão que nunca saiu de moda, desde a minha infância em que a minha Mãe me obrigava a usar saias tartan de pregas e meias até ao joelho. Na verdade não era bem uma obrigação porque eu adorava. Ao longo dos anos sempre usei peças com o padrão tipicamente escocês, quer fosse uma camisa, um lenço, uma saia. São peças que se podem adaptar a todos os estilos mas naturalmente que confere às mulheres um look mais clássico, isso é ponto assente .
 Quando pensamos em xadrez e tartan a nossa imaginação remete-nos para paisagens campestres onde são os Homens que vestem as saias. É perfeitamente normal os Homens escoceses usarem este traje, se bem que os restantes homens não compreendem a razão para um macho usar uma saia. Que coisa mais descabida, não? Agora que penso nisso, não é assim tão mau se imaginarmos um homem tipo deus grego, com uns abdominais bem definidos e com uma saia vestida. Mas adiante que não estamos aqui para falar nos escoceses.
 O tartan é a designação para o padrão do xadrez e cada um tem um significado diferente. É um tecido à base de lã que tinha como principal objectivo aquecer nos invernos rigorosos. À primeira vista parecem todos iguais mas existem muitas diferenças entre eles. As famílias mais influentes na Escócia tinha o seu próprio tartan e era consoante esse padrão que os kilts eram fabricados.
 O ano passado já encontrámos mais peças com este padrão mas este ano é a loucura. Acho que ainda não entrei em nenhuma loja que não tivesse uma ou duas peças tartan, seja em moda feminina, masculina ou infantil. Eu não me importo porque é sem dúvida uma das minhas grandes paixões. E vocês? São fãs deste padrão clássico?



Este lenço da Zara da coleção do ano passado esgotou rapidamente deixando muitas meninas de lágrima no canto do olho. Felizmente consegui o meu em Londres e o ano passado não o larguei.





Quem disse que não se misturam quadrados e riscas? 



O eterno e clássico xadrez da Burberry é sem dúvida um dos meus preferidos. 


Os tartans em tons de vermelho, verde e azul são os mais usados.




SHARE:

2 comentários

  1. Eu adoro! O ano passado consegui umas calças em escocês que forma as minhas melhores amigas e tenho dois ou três kilts de quando era miúda (tinha 18 anos, não engordei, estão óptimo e ainda me servem!). Uma dica. este ano a Mango tem um lenço muito parecido com o da Zara. Mandei vir pela net com entrega na loja (porque não vi na loja :( )

    ResponderEliminar
  2. Sim sim, eu já vi na Mango. Mas onde vi primeiro foi na primark e fiquei estúpida com o preço (8 euros achos eu), eram mesmo iguais aos da Zara e eu comprei o azul. Acredito que a qualidade da Mango seja 100 vezes superior. ;)

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig