15 setembro 2014

Regresso às aulas

 Chegou  o tão esperado dia de regresso às aulas. Os pequenotes que entram para o primeiro ano da escola primária enfrentam um grande passo nas suas vidas. É o começo de um longo ciclo, composto de diferentes fases. É nesta altura que fazem os amigos para a vida, aqueles amigos que vão fazer parte da nossa história para sempre.
 Sempre adorei esta altura do ano e toda a azáfama que isso implica. Para mim não era azáfama porque apenas tinha que decidir entre o estojo azul ou cor-de-rosa, o caderno com flores ou riscas, a agenda das Navegantes da Lua ou do Dragon Ball. Na altura pareciam escolhas extremamente difíceis. Outra questão pertinente que surgia todas as sextas-feiras era qual seria o destino dos 100 escudos que sobravam da semanada. Um saco de gomas gigante ou um gelado perna de pau? As gomas eram sempre as escolhidas.
 Foi na escola primária que conheci aquela que seria a minha amiga para toda a vida, a irmã que eu escolhi. Ainda hoje nos aturamos uma à outra e relembramos com saudade os tempos de escola, o recreio, o rapaz mais giro da escola, a nossa querida Professora Maria Helena.
 Adorava quando o meu pai chegava a casa com um saco a rebentar pelas costuras dos livros escolares. Não conseguia esperar pelo inicio das aulas para os folhear. O cheiro dos livros novos era algo que me deixava super feliz. Havia uma seleção super minuciosa de canetas, lápis e borrachas. Tudo tinha que estar em perfeitas condições e não admitia que a borracha tivesse uma falha ou tampas de caneta roídas. Percebo agora que sou muito picuinhas com as minhas coisas desde essa altura.
 O regresso às aulas tem sempre os dois lados: o lado positivo pelo reencontro com os nossos colegas e o lado negativo pelo regresso das rotinas e do estudo. Faz tudo parte e sei que muitos Pais estão mais descansados hoje que a escola começa. As férias ajudam a recuperar do stress acumulado do ano lectivo mas muitas das vezes acabam por ser prejudiciais a muitas crianças que fazem da TV e das bolachas os seus maiores amigos durante a pausa escolar. Chegou a hora da rotina matinal, dos trabalhos de casa, de ir buscar o filho à escola e levar às actividades extra-curriculares. É uma canseira e as Mães e Pais têm que se multiplicar por dois para conseguir fazer todas as tarefas diárias.

 Desejo um óptimo ano escolar a todas as crianças e jovens, principalmente ao meu sobrinho Francisco que começa hoje uma nova fase da sua vida: o 5º ano.

 Mas isto não fica por aqui, não não. Tenho uma surpresa para todas as meninas que ainda estudam (na Secundária e Faculdade) e para as Mães que vestem novamente a sua capa de heroínas e começam na correria do dia-a-dia. Fiquem atentas, mais logo trago novidades.


SHARE:

2 comentários

  1. Sim, finalmente que eles regressam às aulas, mas as Mães começam outra fase chata que é a do: "Já estudaste? Já fizeste os trabalhos de casa? etc, etc". Ainda assim, até eu gosto do regresso às aulas! (e compro canetas e cadernos novos para mim!)

    ResponderEliminar
  2. É verdade Ana, começa a correria e o stress (não tenho filhos ainda mas vejo isso pelos meus sobrinhos). Nesta altura também acabo sempre por comprar umas canetas e uns notebooks para matar as saudades! ahaha Beijinho

    ResponderEliminar

Blogger templates by pipdig