29 setembro 2014

Maquilhagem vs Pele cuidada





Será que a maquilhagem e uma pele cuidada são uma dicotomia, tal como o dia e a noite, o sol e a lua? Na minha opinião estão muito longe disso. Não é a maquilhagem que estraga a nossa pele, somos nós e todos os erros que cometemos diariamente. Hoje falo de acordo com a minha experiência e aquilo que vivi nos últimos meses. Aprendi que a nossa pele precisa de cuidado e mimo e nós precisamos de disciplina para lhe dar tudo isso.
 Se hoje me posso gabar que tenho uma pele boa deve-se ao facto de me ter disciplinado, mudei os meus hábitos e aprendi com todos os erros sobre os quais hoje vou escrever. Há 8 meses atrás eu não podia dizer que tinha a pele boa, quem me dera. Depois de anos a cometer erros atrás de erros a minha pele começou a dar sinais que era preciso fazer qualquer coisa, urgentemente. Eu sozinha já não conseguia apagar os erros, nem com a ajuda de especialista de beleza. Foi então que recorri ao meu Dermatologista e foi-me diagnosticado acne. Oh meu Deus, acne depois dos 20?? Será isso possível? Sim, é possível e bastante vulgar. A maior parte dos casos de acne manifesta-se, nas mulheres, depois dos 21 anos. Custa a acreditar, não é? Numa fase inicial comecei por fazer um tratamento à base de máscaras e cremes. Não ajudou e tive que passar à fase seguinte, a mais temida: a medicação. A Isotretinoína é a terapêutica mais usada em Portugal para tratar o acne mais severo mas acreditem que é muito difícil aguentar todo o tratamento. Felizmente só tomei durante 3 meses mas a maior parte das pessoas faz tratamento durante um ano. A nossa pele fica super sensível e muito mais seca, tal como o cabelo. As minhas sobrancelhas começaram a descamar e os meus lábios abriam gretas ao ponto de sangrar. Era impensável usar maquilhagem durante esse período por questões óbvias e a hidratação do rosto tinha que ser profunda. Havia dois produtos que andavam sempre comigo para todo o lado durante os três meses de tratamento: o batom do cieiro e o creme de SPF 50+. Perdi a conta a quantos batons do cieiro eu gastei durante o processo. 
 Quando tomei o último comprimido a pele estava quase igual ao primeiro dia de tratamento. Confesso que desesperei e perguntei-me se tinha valido a pena todo o esforço. Os resultados não são instantâneos e é preciso continuar com o cuidado da pele para começar a ver resultados.
 Querem saber quais os erros mais comuns que provocam a sujidade excessiva da pele e o aparecimento de acne? 

 1 - Não utilizar um creme para cuidado de rosto

 Nos dias que correm é impensável não usar um creme de rosto de acordo com as vossas necessidades. Até podem ser donas de uma pele maravilhosa mas se não a tratarem como merece mais cedo ou mais tarde vão sofrer as consequências. Existem vários tipos de cuidado: pele seca, pele mista, pele oleosa, pele jovem, pele madura, etc. Se estão indecisas quanto ao vosso tipo de pele podem pedir ajuda a uma especialista e ela indicar-vos-á o melhor para vocês.

2 - Maus hábitos

 Se não hidratamos a nossa pele e ainda por cima não descansamos o suficiente isso é meio caminho para o envelhecimento prematuro da pele. É importante manter os níveis de hidratação e ingerir cerca de 1,5l a 2l de água por dia. Todos os dias perdemos líquidos através da urina, transpiração e fezes e temos que repor essa perda. Outro factor que contribui fortemente para uma boa aparência da nossa pele é descansar cerca de 8 horas por noite. Se não descansar o tempo que o seu corpo lhe pede vai acabar por reflectir uma imagem cansada e uma pele sem brilho. O terceiro factor, e não menos importante, é o tabaco. O fumo dos cigarros é extremamente tóxico e a sua pele não gosta de levar com ele várias vezes ao dia.

3 - Maquilhagem e mais maquilhagem

 Usar maquilhagem não faz mal algum. Muitas vezes as pessoas comentam comigo que não usam maquilhagem porque a pele não respira. Bem, é verdade que não respira se vocês usarem maquilhagem dias e dias a fio e não fizerem uma correcta limpeza da pele. Tirar a maquilhagem com água não é suficiente e apenas com toalhitas também não. O uso da maquilhagem não faz mal desde que cumpram o ritual de limpeza à noite, antes de dormir. Imaginem esta situação: De manhã aplicam base na pele limpa (erro fatal para a sujidade da pele, aplicar base sem creme hidratante ou sérum) e colocam mais uns pózinhos, o blush, o risco preto e o rímel e à noite não tiram porque estão muito cansadas e não vos apetece. Lavam a cara com água corrente e não vai sair nada acreditem. Se forem um bocadinho menos preguiçosas limpa com toalhitas mas apenas retiram o excesso de maquilhagem e não a totalidade. Então a vossa pele vai respirar como? Não respira, não regenera, vai ficar com aspecto cansado e vai criar impurezas. Preferem dispender de 5 minutos antes de dormir ou ter uma pele feia, estragada e cheia de borbulhas? Neste caso não há maquilhagem que vos salve.

4- Uma borbulha? Vou rebentar.

 Não, pelo amor de Deus, não façam isso. Uma borbulha é um poro infectado porque foi acumulando porcaria e não foi limpo. Não regenerou e infectou, é simples. Nem pensem em tocar numa borbulha com as vossas mãos, com um algodão ou com apetrechos para espremer borbulhas (Sim, existem.). Vão piorar a infecção e espalhar pelo resto da cara. É isso que querem? Então nada de espremer borbulhas, por mais difícil que isso seja um dia vão agradecer por ter uma pele bonita e sem marcas.

5 - A minha amiga deu-se bem com este creme mas eu fiz alergia

 Esqueçam a amiga e os cremes da amiga. Quererem usar um creme já é um bom principio mas escolham o mais indicado para vocês. A vossa pele reage de uma maneira e a da vossa amiga de outra completamente diferente. Muito cuidado com os cremes que escolhem. 


 O mais importante é sem dúvida a limpeza e o cuidado da pele. Se a pele estiver bem preparada podem usar a maquilhagem que vocês quiserem, desde que se comprometam a retirar qualquer vestígio da mesma antes de dormir. Amanhã falo da minha rotina de limpeza de pele.

 Cometem algum destes erros? Contem-me tudo!

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

Blogger templates by pipdig